O Centro Educacional Cristão de Curitiba acompanha todo o processo de atração de estudantes por meio do sistema Sponte e otimiza seu trabalho com nosso software de gestão escolar na nuvem.
A descoberta do sistema de gestão escolar Sponte foi um verdadeiro ponto de virada para o Centro Educacional Cristão de Curitiba, no Paraná. Essa escola de educação básica já oferecia um ensino de qualidade, mas precisava de ajuda para otimizar sua rotina de gestão — e o sistema Sponte foi a resposta para esse problema.
Quem conta isso é Jaqueline Macha, diretora da escola, que deixa claro: “eu uso praticamente tudo” do sistema.
Para ela, o Sponte foi “uma benção”. “Até indiquei para outras pessoas”, conta Jaqueline. E todo esse sucesso se deu graças às funcionalidades do sistema de gestão escolar que realmente podem transformar a realidade de uma instituição de ensino.
Em uma conversa com a nossa equipe, Jaqueline destacou os principais pontos que fazem deste um verdadeiro case de sucesso Sponte. Continue lendo e confira:
Software de gestão escolar acompanha desde a captação até o fechamento da matrícula
Jaqueline já começou nossa conversa dizendo que usa “praticamente tudo” do sistema Sponte — e que ele é capaz de monitorar todo o processo de captação do aluno, que é algo essencial para uma escola particular
“Eu uso isso aqui tudo, todos esses links, para fazer a captação desses clientes”, conta Jaqueline, mostrando no seu computador o potencial de captação de alunos presente no Sponte.
Ela demonstrou isso por meio de ferramentas como o funil de captação de matrículas e os recursos de CRM exclusivos que auxiliam no relacionamento com alunos interessados e aumentam o número de matrículas fechadas.
🔎 Leia mais: Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
Por meio dessas tecnologias, os alunos que mostram interesse no centro de ensino se tornam leads e entram no processo de atração — que é totalmente monitorado e controlado por meio do sistema.
Nossas funcionalidades ainda registram todas as visitas à escola, oferecem informações para potencializar as conversas e ajudam a equipe comercial a fazer contatos na hora certa para potencializar as chances de fechar uma nova matrícula.
O sistema Sponte ainda facilita o próprio processo de matrículas. Primeiro, ele oferece documentos de pré-matrícula preparados pela sua escola, com informações importantes como documentos necessários e valores.
Depois, ele automatiza o processo, que pode ser feito até online, com assinatura digital e o máximo de conforto e eficiência para todos os envolvidos.
Cadastro automatizado no sistema Sponte para alunos recém matriculados
E o processo não termina com a matrícula! O sistema Sponte usa o mesmo cadastro feito durante a captação para registrar seu aluno na gestão pedagógica da escola, reduzindo o retrabalho da sua equipe e oferecendo ainda mais informações para potencializar o relacionamento com alunos, pais e responsáveis, melhorando também a retenção de estudantes.
O mesmo acontece com a parte financeira. Depois da matrícula, as informações dos estudantes e suas formas de pagamento são registradas na funcionalidade de gestão financeira, o que permite um controle muito mais efetivo dos pagamentos e da inadimplência.
Gestão de marketing baseada em dados
O sistema Sponte também tem ferramentas voltadas ao marketing educacional. Entre elas, Jaqueline destaca que, durante o próprio processo de captação, o software registra a “origem” do aluno — o que pode servir de base para estratégias de marketing no futuro.
“Assim eu sei como ele veio até a escola. Também tenho isso no cadastro. Veio por outdoor? Pelo Instagram? Por onde? Aí eu sei onde estou investindo bem no marketing”, conta ela.
Sistema Sponte otimiza a gestão financeira escolar de forma integrada
Jaqueline é a diretora e lida diretamente com a gestão administrativa, assim como questões acadêmicas e a captação de alunos. Mas ela também vê muito de perto o potencial do Sponte para a gestão financeira escolar.
“Eu sugiro que a equipe financeira não use planilhas para fazer o financeiro. Usem o sistema. Tem tudo no sistema”, afirma ela, dizendo que o processo no sistema “vai super bem”.
🔎 Leia mais: Gestão financeira escolar: tudo o que você precisa saber para controlar suas finanças.
Realmente, esse processo é tão bem-sucedido que se tornou parte do dia a dia do Centro Educacional Cristão de Curitiba. “Todo dia, a gente entra de manhã e é rotina. O financeiro chega na escola, vai lá, gera o retorno do banco, e já faz a baixa automática”, relata.
“Imagina você ficar baixando um por um cada título que você pagou? Ou fazer no excel? Não dá”, reforça a diretora.
Case de sucesso Sponte: sistema na nuvem pode ser usado em qualquer lugar
Para Jaqueline, a contratação do Sponte realmente representou um ponto de virada — e um motivo para isso foi a praticidade de ter um sistema de gestão escolar disponível na nuvem.
Ela conta que, antes de contratar o Sponte, seu sistema era instalado no computador. O que significava que ela precisava se deslocar até a escola sempre que precisava conferir qualquer informação, ou fazer algum registro.
“Aí eu procurei um que fosse assim (online), pra que eu pudesse usar em qualquer lugar”, conta a diretora. E o Sponte chegou na hora certa, oferecendo muito mais do que ela pediu.
Ela deixa claro: “Veio o Sponte e eu vi todas as ferramentas, comecei a parametrizar e, quando eu vi, até indiquei para outras pessoas. É uma benção. Gosto bastante”.
E, de fato, a praticidade, a eficiência e os resultados oferecidos pelo Sponte são marcantes para qualquer escola — e você também pode passar por essa mesma experiência. É só preencher este formulário e nossa equipe vai entrar em contato:
Se quiser saber ainda mais, visite nosso site e confira outros grandes cases de sucesso Sponte:
Cristopher Ronsani Morais
Executivo com mais de 17 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, liderando a gestão de produtos, marketing e experiência do cliente. Graduado em Tecnologia e especialista em Gestão de Negócios. Atualmente, é Diretor de Negócios da Sponte.