A proibição do uso de celular na escola nasceu com o objetivo de proteger a saúde dos alunos, mas já está mudando a realidade escolar de outras formas — inclusive com um impacto direto na biblioteca escolar.
Desde a implantação da lei n.º 15.100, em 13 de janeiro de 2025, crianças e adolescentes em idade escolar estão redescobrindo o prazer da leitura, e as instituições de ensino estão presenciando uma volta da valorização desse espaço tão importante.
A biblioteca da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Demetrio Azevedo Jr., em Itapeva (SP), registrou um aumento de 39,79% de alunos leitores no período compreendido do início das aulas até o mês de março de 2025, conforme artigo divulgado pela própria Etec.
O número de usuários da biblioteca foi de 392 estudantes no início de 2024 para 548, no mesmo período em 2025.
Já de acordo com o blog do jornalista Ancelmo Gois, em matéria assinada por Fernanda Pontes e publicada em maio de 2025, o aumento chegou a 40% nos colégios CEL e Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro, após a proibição de telas.
Marília Silva, bibliotecária da unidade Maria Angélica do CEL, dá um exemplo desse aumento. Um único aluno retirou 49 livros nos poucos meses desde o início do ano letivo até o fim de abril. Para efeitos de comparação, esse mesmo aluno pegou apenas 13 volumes durante todo o ano de 2024 — quando os celulares ainda eram permitidos.
Para entender esse impacto na realidade educacional, vamos falar sobre a proibição do uso do celular na sala de aula, sobre a importância da biblioteca escolar e sobre as formas com que sua escola pode organizar esse espaço essencial. Continue a leitura e confira:
Por que a proibição do uso de celular na escola trouxe de volta a biblioteca?
O primeiro artigo da lei n.º 15.100/2025 aponta que ela tem “o objetivo de salvaguardar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes”. Para isso, ela proíbe “o uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica”.
Isso vale para celulares, videogames portáteis e outros tipos de aparelhos eletrônicos. Ela permite esses equipamentos apenas para usos “pedagógicos ou didáticos, conforme orientação dos profissionais de educação”; ou em casos em que eles são importantes para acessibilidade, inclusão, saúde, segurança ou outros direitos fundamentais.
E todo mundo que convive com crianças e adolescentes sabe o quanto os celulares e videogames portáteis são uma fonte de distração. Com um aparelho desses em mãos, sem restrições, eles podem passar horas sem pensar em mais nada — o que é prejudicial para aprendizagem, saúde e desenvolvimento.
A proibição dos aparelhos, no entanto, remove essa fonte de distração viciante e os alunos voltam a se interessar por outras opções mais saudáveis, como leitura, socialização, convívio, entre outros. E a biblioteca escolar pode oferecer isso.
Marília Silva, do CEL, conta que os alunos hoje vão à biblioteca não apenas para ler, mas também para pegar jogos de tabuleiro, ou para pintar e colorir.
De fato, a proibição do uso do celular está mudando a visão desse espaço dentro das instituições de ensino. E, com as estratégias certas, sua escola pode voltar a colocar a biblioteca no seu devido lugar de destaque.
Qual é a importância das bibliotecas escolares para a formação dos alunos?
Estamos na era da transformação digital na educação, mas isso não significa que as bibliotecas escolares estão perdendo importância no ambiente da aprendizagem.
Pelo contrário. Elas seguem essenciais para a promoção da leitura e para o desenvolvimento integral dos alunos.
Afinal, ao atravessar as portas da biblioteca escolar, o aluno pode entrar em um mundo lúdico, de literatura e possibilidades. É um repositório de histórias e de conhecimento, feito especificamente para incentivar essa exploração — sem as distrações que um celular oferece.
Assim, uma biblioteca bem cuidada é o lugar perfeito para desenvolver habilidades de pesquisa — inclusive em grupo —, incentivar interações e coletividade, e abrir as portas da criatividade e do pensamento crítico para seus alunos.
🔎 Leia mais: A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos.
Como organizar a biblioteca escolar e aproveitar este momento?
Acabamos de ver que a biblioteca tem um potencial enorme, mas, para aproveitar todo esse potencial — neste momento tão propício —, é preciso que ela seja mais do que um amontoado de livros.
Confira dicas para organizar sua biblioteca escolar:
-
Organize seus livros de forma adequada e padronizada
Uma biblioteca funcional precisa ser bem organizada, com livros fáceis de encontrar e um registro adequado do que está emprestado e do prazo de devolução.
Vale a pena contar com um catálogo virtual para o acervo. Para isso, invista em um sistema de gestão escolar que permita buscas de forma online. Isso reduz o risco de frustração dos alunos e evita que seus profissionais percam tempo.
-
Pense no seu público ao preparar a biblioteca escolar
Ao organizar o ambiente da biblioteca, leve em conta quem é seu público-alvo. A partir disso, invista em uma decoração que seja atrativa para as diferentes idades atendidas, e escolha livros que estimulem ainda mais a leitura.
-
Escolha os livros certos
Para a escolha de livros, vale a pena fazer pesquisas entre seus alunos e até buscar na internet quais opções estão cativando crianças e adolescentes. Isso vai incentivar os estudantes a frequentarem a biblioteca e pode abrir as portas para novas leituras, que os tirem de suas zonas de conforto.
Afinal, os livros “mais atrativos” devem ser apenas o primeiro passo. A biblioteca deve contar com uma variedade de opções, dos best sellers aos ilustrados, dos clássicos aos que abordam problemas atuais. O segredo está na diversidade.
-
Crie um ambiente aconchegante, confortável e estimulante para a leitura
A criação de um ambiente atrativo é essencial para transformar sua biblioteca em um lugar que os alunos querem passar seu tempo. Invista em cadeiras confortáveis, decoração agradável, iluminação adequada e até espaços mais lúdicos para a educação infantil, com estantes mais baixas e almofadas para os aluninhos.
🔎 Leia mais: O que é infraestrutura escolar e como levar melhorias para a escola?
-
Tenha um responsável pela organização da biblioteca escolar
Também é fundamental contar com um profissional capacitado, formado em biblioteconomia, para organizar a biblioteca, garantir seu bom funcionamento e promover o bem-estar dos leitores.
Além disso, invista no trabalho desse profissional, com um sistema de gestão escolar que otimize a sua rotina.
-
Vá além dos livros
É claro que os livros são — e devem sempre ser — o coração de uma biblioteca. Mas para realmente atrair seus alunos, você pode ir além!
Disponibilize diferentes jogos de tabuleiro (que sejam adequados para o ambiente silencioso da biblioteca), cadernos para colorir, brinquedos que tenham a ver com a temática, etc.
-
Promova atividades e eventos
Além de acolher o mundo da literatura, a biblioteca tem o potencial para ser um espaço de enriquecimento cultural. Por isso, aproveite esse ambiente para promover saraus, brechós literários, reuniões, exposições, clubes, entre outros.
Como o sistema Sponte potencializa a organização da biblioteca escolar?
Já mencionamos anteriormente o potencial de um software para otimizar o trabalho e a organização de uma biblioteca escolar. Agora vamos entrar em detalhes no que o sistema Sponte faz, na prática.
Entre as principais funcionalidades, temos:
- Geração e personalização de carteirinhas pelo editor do sistema
- Cobrança de multas por atraso
- Link para consulta online do acervo
- Configuração de layout para impressão de etiquetas de livros
Essas são as funções mais importantes para facilitar o trabalho de um profissional de biblioteconomia e melhorar a organização da sua biblioteca.
O Sponte vai além, oferecendo uma ampla gama de funcionalidades pedagógicas e administrativas, mostrando-se como uma solução completa para escolas que desejam modernizar a gestão da biblioteca e incentivar a leitura.
A escola Maple Bear do bairro Penha de França, em São Paulo (SP), comprova tudo isso. Esse case de sucesso do sistema de gestão escolar Sponte apresenta as funcionalidades da biblioteca escolar um de seus principais destaques.
“Aqui na escola a gente tem uma ampla quantidade de livros. Então fizemos o cadastro no Sponte e todos os professores conseguem saber tudo o que a gente tem de livros e até em qual sala eles se encontram”, conta Daniela Almança Martelo, gerente administrativa da instituição.
Quer saber mais? Então acesse nosso site e conheça tudo o que o Sponte pode fazer pela sua biblioteca e pela sua escola como um todo.
Carla Helena Lange
Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.









