O marketing escolar pode aproveitar muito do Dia das Crianças na escola, com postagens nas redes sociais, realização de eventos e engajamento da comunidade.
O Dia das Crianças na escola pode ser um momento mágico para seus alunos, com brincadeiras, diversão e aprendizado. Mas o que muitos gestores não sabem é que esse momento também pode ser uma grande oportunidade para o marketing escolar.
Com boas estratégias, você pode sair ganhando tanto na captação de alunos quanto na retenção de matrículas, além de deixar seus estudantes felizes e engajar a comunidade escolar.
Quer saber mais? Então continue a leitura:
Qual é a importância de celebrar o Dia das Crianças na escola?
O ano letivo é repleto de datas comemorativas, e a gente até falou delas em uma postagem mais geral aqui no blog da Sponte.
🔎 Leia mais: Datas comemorativas escolares: como trabalhar na sua escola de educação básica.
Mas o Dia das Crianças na escola é especial. É uma verdadeira celebração da infância, da brincadeira e do mundo lúdico dos seus alunos. E por isso mesmo, ele merece uma atenção redobrada.
Para entender melhor essa importância, confira 5 motivos para celebrar o Dia das Crianças na escola:
1. Celebração da infância
A infância é um período muito importante da vida humana. Nela, as crianças constroem lembranças que vão durar a vida toda e estabelecem os alicerces que vão ser fundamentais para o seu desenvolvimento.
O Dia das Crianças celebra esse período mágico e crucial, destacando sua relevância para uma vida saudável e plena.
Essa celebração é ainda mais importante no cenário de adultização que vivemos hoje, em que as crianças estão extremamente expostas ao mundo adulto, principalmente por meio das redes sociais. Comemorar a infância é um jeito de reforçar a importância dessa fase e ajuda até a cuidar da saúde mental dos alunos.
2. Valorização dos estudantes
Celebrar o Dia das Crianças na escola também é uma forma de valorizar seus alunos, fazendo com que eles se sintam queridos pela instituição de ensino.
Isso melhora o relacionamento e até o desenvolvimento da afetividade na escola, o que é ótimo para a saúde mental dos alunos, para o seu engajamento nas atividades escolares e para os resultados pedagógicos.
3. Engajamento da comunidade escolar
Há várias estratégias da gestão escolar para manter os alunos engajados, e celebrar o Dia das Crianças é uma delas.
Além disso, a data também fortalece o engajamento com a comunidade escolar. Isso porque eventos e atividades especiais podem envolver pais, responsáveis e outras pessoas da comunidade.
Esse relacionamento com pais, responsáveis e a comunidade em geral é fundamental para o sucesso da escola e ajuda na hora de lidar com crises.
🔎 Leia mais: Saiba como melhorar o engajamento com a comunidade escolar.
4. Retenção de alunos
Atividades divertidas e o engajamento da comunidade ajudam a garantir a rematrícula escolar a cada ano. Isso porque quando alunos, pais e responsáveis sentem-se valorizados e parte da escola, a chance de retenção é muito maior.
🔎 Leia mais: Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
5. Captação de alunos e marketing escolar
Finalmente chegamos no ponto principal deste texto: o marketing para escolas.
O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para trabalhar a captação de alunos, com ótimas estratégias para atrair mais matrículas para sua instituição de ensino.
No próximo tópico, vamos entrar em detalhes sobre como você pode aproveitar esse momento.
Como usar o Dia das Crianças para o marketing escolar?
Confira três passos para que seu Dia das Crianças na escola seja um sucesso na captação de alunos:
1. Realização de eventos abertos a comunidade
Abrir sua escola para uma visita da comunidade é uma excelente opção para atrair alunos, pais e responsáveis interessados — e o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para isso.
Você pode pensar em festas do Dia das Crianças, feiras, gincanas, entre outras atividades abertas para a comunidade. Assim, as pessoas poderão conhecer a escola, ver seu trabalho e começar um relacionamento que pode culminar em uma nova matrícula.
Eventos abertos também são ótimos para melhorar o marketing escolar e tornar sua escola uma referência na região.
2. Campanhas de matrícula
O momento do Dia das Crianças pode ser uma excelente oportunidade para uma campanha de matrículas, com descontos, promoções no valor dos materiais ou outros benefícios para alunos matriculados nesse período.
Esse tipo de campanha tem um potencial enorme de atrair novos estudantes, e até fortalecer a retenção de alunos.
🔎 Leia mais:
- Captação e retenção de alunos: guia completo para sua gestão escolar.
- Marketing escolar: guia do marketing educacional em escolas particulares.
3. Publicações nas redes sociais
Conte com o potencial das redes sociais para publicar seus eventos, compartilhar as atividades escolares e mostrar suas promoções de Dia das Crianças.
Vale mandar mensagens no WhatsApp, postar imagens no Instagram e até fazer vídeos no TikTok. Há um potencial imenso na internet, e sua escola pode aproveitar.
Vale também investir em outros canais, como jornais, rádio e televisão, que fortalecem a autoridade da escola na região em que ela está inserida.
🔎 Leia mais: Redes sociais para atrair mais alunos: como ter estratégia digital nas escolas?
Além disso, se você tiver atividades especiais para o Dia das Crianças na escola, compartilhe essas experiências!
Se a escola está com uma decoração diferenciada, poste fotos nas redes. Se há um lanche especial, ou uma grande gincana, faça vídeos e compartilhe na internet. Essas publicações mostrando o seu dia a dia tem um poder enorme na captação de alunos e no marketing escolar.
O que fazer no Dia das Crianças na escola?
Está pensando em fazer atividades e postar nas suas redes sociais? Então confira nossas seis dicas de ações especiais para o Dia das Crianças na escola:
1. Decoração diferenciada
Comece criando um clima de celebração! A escola precisa estar diferente, para deixar todo mundo animado com a festa. Vale pendurar balões e faixas, criar murais, abrir espaço para artes dos alunos, etc. O importante é chamar a atenção.
2. Lanche especial
A comida também é uma ótima forma de mostrar que é dia de festa. Invista em um lanchinho diferenciado para seus alunos. Cachorro quente, bolo ou alguma comida típica da região são opções interessantes.
🔎 Leia mais: Como melhorar a hora do recreio na escola?
3. Piquenique
A rotina é muito importante na educação infantil — mas sair dela também é fundamental para conquistar seus alunos. Ainda mais em um dia de festa.
Por isso, vale a pena separar um tempo para um piquenique, levando seus alunos para lancharem em alguma área agradável da escola, curtindo esse momento de integração.
4. Atividades ao ar livre
Além do piquenique, também é possível aproveitar a área externa da escola para outras atividades, como gincanas, caça ao tesouro, leitura e até aulas ao ar livre. Essa diferença vai chamar a atenção dos alunos.
5. Brincadeiras tradicionais
Corrida do saco, amarelinha, peteca, esconde esconde… Essas são apenas algumas das brincadeiras tradicionais que estão sendo esquecidas pelas novas gerações. Então o Dia das Crianças na escola pode ser um bom momento para trazê-las de volta e divertir seus alunos.
6. Doação de brinquedos
O Dia das Crianças na escola não é só festa! Ele também pode servir para alimentar a solidariedade. Faça uma grande campanha de doação de brinquedos, que podem ser distribuídos para crianças da comunidade.
Seus alunos vão se sentir muito orgulhosos de participar desse momento de empatia.
Como otimizar a captação de alunos?
Como podemos ver, o Dia das Crianças na escola é um dos momentos em que sua escola deve investir na atração de novas matrículas.
Mas, se você quer ter mais eficiência nesse processo, busque um sistema com ferramentas focadas na captação de alunos, como é o caso do Sponte.
🔎 Leia mais: Como otimizar a gestão administrativa escolar para as matrículas e rematrículas.
Acesse nosso site e saiba mais:
Carla Helena Lange
Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.









