Por Carla Helena Lange, 20 de dezembro de 2023
Tempo de leitura: 5 minutos

O planejamento pedagógico e sua influência nas escolas

Coletar informações e saber como maximizar o planejamento pedagógico é fundamental para a gestão escolar. Entenda tudo sobre o assunto.

O planejamento pedagógico e sua influência nas escolas | Sponte

Definir o modo que sua escola operará durante o ano letivo é a base de qualquer boa instituição. Dessa forma, desde o início do processo a gestão escolar e a gestão pedagógica terão o controle de tudo que está acontecendo e é o planejamento pedagógico que direcionará, principalmente, as ações a serem tomadas durante o ano.

Por isso, uma escola deve começar o seu planejamento pedagógico antes do início do ano letivo. É esse plano de aprimoramento educacional que vai alinhar as ideias da instituição com as de todos os envolvidos no trabalho de melhorar a gestão escolar.

Mas, afinal, você sabe o que é um planejamento pedagógico? Como fazê-lo de forma adequada? Quem deve estar envolvido nesse processo? Continue a leitura para saber mais:

O planejamento pedagógico escolar ideal para 2022
Os caminhos para fazer o planejamento pedagógico anual
As principais diretrizes a se considerar na gestão escolar
A importância de contar com a tecnologia nesse processo

O planejamento pedagógico escolar ideal

O planejamento pedagógico, em seu cerne, é a programação que a instituição seguirá durante o ano letivo. Assegurando que todos estejam em sintonia e possam ter metas e objetivos parecidos. 

Contudo, iniciar o planejamento pedagógico é uma tarefa que exige um esforço coletivo para entender como as coisas costumam ser feitas na escola. Dessa forma, a tarefa de implementar novas ideias e soluções fica mais fácil.

Por isso, saber como fazer um planejamento pedagógico adequado e o que levar em consideração para estruturá-lo é fundamental para sua escola. 

Dito isso, gestores e professores são os principais responsáveis por esse processo, pois a parte administrativa assegura recursos e demanda metas que desejam que sejam cumpridas durante determinado período de tempo.

Quanto à parte educacional, é de extrema importância levar em consideração as preocupações dos docentes. Afinal, a valorização dos professores é o futuro para uma educação de qualidade que instigue os alunos a quererem mais. 

A distribuição do calendário escolar, dos alunos em turmas, das documentações, são questões que precisam estar resolvidas antes das aulas começarem. Então, não fazer ou não dar a devida atenção ao planejamento pedagógico tem influência negativa na gestão da sua escola.

🔎 Leia mais: Gestão escolar do futuro: saiba como preparar sua escola!

Por isso, um planejamento pedagógico cuida de todos os aspectos que precisam de gestão rotativa na sua escola. As principais áreas são as administrativas e educacionais, porém, o plano pode ser expandido para outras áreas. 

O planejamento pedagógico otimiza a gestão educacional!

🔎 Leia também: O que é gestão pedagógica? Tudo o que você precisa saber para sua escola.

O planejamento pedagógico e sua influência nas escolas | Sponte

Os caminhos para fazer o planejamento pedagógico anual

Muito se discute sobre a importância de se fazer um planejamento que atenda as necessidades da escola anualmente. Mas, antes disso, é preciso entender como fazê-lo.

Esse projeto envolve as diretrizes que sua escola vai seguir durante um ano todo. Então, precisa ser feito de forma conjunta, porque só assim as individualidades conseguem ser atendidas em pró do coletivo. 

Um exemplo prático de como é importante levar em consideração as necessidades de todos é: os professores, geralmente, trabalham em muitas escolas diferentes, então, para que não haja conflito de horários, é fundamental levar em conta a agenda desses profissionais.

🔎 Leia também: A importância de um planejamento de horário escolar bem estruturado na Educação Básica.

Isso é algo decidido no planejamento pedagógico e evita que esse problema se torne muito maior com o passar do tempo. Por isso a importância de ter o envolvimento de diversas pessoas nesse processo.  

Além disso, um ambiente onde todos possam opinar de forma igualitária é muito positivo para o crescimento da escola. Promover o debate é uma forma muito interessante de engajar os professores e os outros profissionais da sua escola. 

Decidido quem participará e o debate promovido, está na hora de ponderar quais ideias serão positivas e factíveis para o ano da escola. Dessa maneira, os aprimoramentos no planejamento serão aplicados. 

Não podemos deixar de salientar que o planejamento atinge diversos setores da escola e acaba tendo especificidades diferentes. As mudanças podem ser mais profundas em algumas áreas, já que o processo deve ter como principal característica a flexibilidade.

As principais diretrizes a se considerar na gestão escolar

Existem algumas questões que são padronizadas na hora de realizar o planejamento pedagógico, já que toda a escola possui o seu próprio Projeto Político Pedagógico (PPP).

Nesse documento estão as “regras” que norteiam e amparam a escola no que condiz as propostas curriculares, formação de professores, entre outros. Caso sua escola esteja apresentando alguma dificuldade para iniciar o planejamento, voltar a esses documentos é uma estratégia bem interessante.

No entanto, pensando de forma mais generalizada, temos algumas dicas para você otimizar esse processo:

  • Considere o ano anterior: olhar para o que está concluído é sempre uma boa ideia. Você pode ter feito grandes mudanças na sua escola e no ano que está se iniciando pretende apenas aprimorá-las.
  • Estabeleça as melhorias: após as discussões e considerações, está na hora de compartilhar e estabelecer as metas do planejamento pedagógico para que elas sejam coletivas e todos estejam trabalhando para alcançá-la.
  • Determine o calendário: é a partir dele que o planejamento do novo ano letivo é feito e distribuído. Dessa maneira, ele deve ser prioridades após as discussões feitas e os objetivos estabelecidos.
  • Aprimore a matriz curricular: a base educacional de qualquer escola passa por aqui. Então, é sempre bom ficar atento às tendências de gestão escolar do ano vigente para melhorar esse segmento e adaptar a sua escola.
  • Programe as confraternizações e reuniões: durante o ano, várias reuniões e festivais acontecem em uma escola. Isso precisa constar no planejamento pedagógico para que todos se preparem previamente para esses eventos.
  • Coordene o início do ano letivo: por último, organize as salas, incentive o uso da biblioteca e o mais importante: não deixe de avaliar as estratégias do seu planejamento para, se preciso, aplicar mudanças.

Essas seis dicas básicas são fundamentais para ter sob controle seus métodos de gestão escolar. O mais interessante delas é que são moldáveis e podem ser mudadas de acordo com as suas necessidades e da sua escola. 

A importância de contar com a tecnologia nesse processo

O planejamento pedagógico e sua influência nas escolas | Sponte

O planejamento pedagógico é um processo extenso e que exige máxima atenção dos envolvidos. Pequenos erros podem acabar influenciando no andamento e até mesmo na aplicação deste método.

Por isso, contar com tecnologia é indispensável na hora de desenvolver sua gestão educacional. Ainda mais com um software de gestão de escolar de qualidade, que é um verdadeiro facilitador de vidas. 

Além de melhorar o procedimento de desenvolvimento de tarefas, um sistema para gerir a escola também facilita muito a vida do gestor, que não precisará perder tempo com métodos manuais. 

Isso agiliza a aplicação de todas as decisões que foram previamente estabelecidas nas discussões e otimiza o tempo de todos os envolvidos que, com certeza, no início do ano letivo estão precisando de um alívio nesse quesito. 

Os professores poderão focar em fazer uma gestão pedagógica de qualidade sabendo que o que foi proposto no planejamento está sendo executado de forma rápida e sem empecilhos.  

É importante ressaltar que uma escola trabalha com pessoas, ou seja, suas necessidades. Mais do que as crianças que passam a maior parte do seu tempo dentro da instituição, todos os funcionários precisam se sentir bem com o ambiente. 

Então, com o planejamento pedagógico agilizado por um software de gestão escolar, a escola conseguirá mais tempo para dedicar-se à parte humana do dia a dia.

Lembre-se de que a escola espelha a sociedade, e os valores que buscamos enquanto uma se tornam importantíssimos na hora de pensar algo que irá refletir na sua gestão educacional. 

Enfim, esperamos que tenha ficado claro o que precisa ser levado em conta na hora de montar o planejamento pedagógico da sua escola.

Nova call to action

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.