Por Carla Helena Lange, 26 de abril de 2017
Tempo de leitura: 3 minutos

4 formas de fortalecer sua marca

É possível perceber, mais do que nunca, como é importante fortalecer sua marca no mercado em que nos encontramos. A concorrência está, cada vez maior, então se você não deixar bem claro seus diferenciais, acaba passando despercebido entre muitos, não acha?

Por mais que você tenha um bom curso, se as pessoas interessadas em fazer não aparecem, você concorda que não terá nada?

É justamente por esse motivo que nós da Sponte estamos aqui hoje! Queremos que você entenda que a principal ação para aumentar o número de alunos, gerar mais matrículas e, consequentemente, ter sucesso é trabalhar formas de fortalecer sua marca.

Já te adiantamos que não existe uma forma fixa de fazer. Sabe aqueles passo a passos que vão sequenciando cada novo item? Então, aqui isso não funciona! Você precisará olhar para sua instituição de ensino e avaliar diversos pontos, pois só assim, você conseguirá fortalecer sua marca.

Acompanhe com a gente! Temos a certeza de que será bastante útil!

# Faça com que as pessoas olhem para a sua marca

Você já deve ter percebido ou ouvido em alguém lugar que a primeira impressão, é a que fica, não é mesmo? Então, será nesse momento que você tem a obrigação de passar uma boa impressão.

Trazendo esse fato para universo das escolas e instituições de ensino, como fazer isso?

Bom, é bem amplo esse primeiro contato em nosso segmento de mercado, então podemos abordar isso de várias formas:

  • O primeiro contato pode ser através de um folheto impresso. Se esse for o caso, a pessoa certamente levará em conta a organização do layout, as informações passadas e até mesmo, a forma com que tudo foi apresentado;
  • Talvez, ela avance com esse interesse e vá até a sua sede, então ela terá contato com sua equipe de atendimento, que deve estar pronta a fazer o que for preciso em termos de qualidade de atendimento;
  • Por fim, as dependências do local vão saltar aos olhos. Então, a higiene, a organização, a disposição de salas, quadras e o que mais puder servir de diferencial.

Você já deve ter percebido que quando trata-se de ensino, tudo fica muito mais complexo. Isso só acontece, pois para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis precisam sentir confiança no que você tem a oferecer, o que não é uma conquista nada fácil, concorda?

Para conquistar será necessário trabalhar estratégias para chamar atenção de forma positiva. Seja por um slogan atraente, seja por algo impactante ou por algum diferencial (sobre isso falaremos melhor logo abaixo).

O que você vai fazer para atrair essa atenção de forma positiva, não importa. Você precisa fazer com que as pessoas olhem para você.

# Apresente seu diferencial

A pergunta que você sempre deve se fazer é: Por que estudar aqui e não na escola do concorrente? Ou então, quais os diferencias que meu curso de inglês oferece para atrair mais alunos que grandes nomes do mercado?

Alguns vão dizer que é o preço, outros a localização da escola, a forma do aprendizado ou o corpo de professores. Acreditamos que talvez seja um pouco de cada coisa, somado a uma grande vantagem que os alunos enxergam ao estudar com você!

Concorrência sempre haverá e tal fato é até bacana, pois acaba elevando a qualidade final do ensino. Sempre vão existir escolas de cobram mais e aquelas que cobram menos, o que garantirá que sua marca fique por anos no mercado é os diferenciais que você oferece.

Nesse ponto, a quantidade de diferenciais que você pode oferecer, dentro das regras do segmento, são as mais diversificadas possíveis: desde um ensino personalizado para alunos que tem mais dificuldade, até mesmo cursinho pré vestibular em horários distintos na grade normal, para escolas de ensino tradicional.

O mais importante é que o aluno consiga enxergar as vantagens e benefícios que fazer a matrícula em sua escola trará para ele. Quando o aluno já consegue tomar essa decisão por si só, como o caso de escolas de curso profissionalizante, uma parte das escolas de idiomas e cursos livres, o público alvo é o aluno. Agora, se você está trabalhando no nicho de crianças e adolescentes, tenha em mente que você precisa atingir os pais também.

# Cumpra cada promessa feita

No momento de fechar uma nova matrícula, muitas escolas acabam oferecendo diversos itens como forma de atrair, no entanto com o passar dos tempos, o que foi oferecido não é mais ofertado.

Se você garantiu desconto, material didático ou qualquer outra ação, cumpra até o final do contrato, pois por mais que você esqueça, seu aluno não! E quando você não cumpre, ele se sente enganado, muitas vezes indo atrás de locais que lhe ofertem algo mais vantajoso.

Por mais “pouco” que você possa achar, se prometeu cumpra sempre! Mostrar que você honra sua palavra é primordial para um bom relacionamento desde o início.

# Mostre que você se preocupa com a opinião do aluno

Um fortalecimento de marca deve ser trabalhado, não apenas no fechamento de uma nova matrícula ou no processo de captação de leads, você precisa renovar esse relacionamento sempre.

Dê ouvidos a quem acreditou em você e confiou na sua escola para aprender!

Escute seus alunos, faça pesquisa de satisfação e entenda quais são os pontos que os desagradam, isso te levará muito mais longe!

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Analista de Conteúdo

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