Rematrícula e COVID-19: por que sua escola precisa pensar nessa estratégia agora?

Confira que ações podem ser colocadas em prática pela sua gestão escolar para lidar com as rematrículas em tempos de pandemia da COVID-19.

Por Michelle Terres em 03 de agosto de 2020.

A pandemia da COVID-19, que iniciou em 2020, trouxe uma série de incertezas para as pessoas. Entre muitos desafios e adaptações, foi preciso se planejar e encontrar novas maneiras de realizar muitas tarefas.

Sua gestão escolar também sentiu o impacto de tantas mudanças, não é? É por isso que organizar e planejar suas ações se tornou ainda mais importante. 

As aulas presenciais se tornaram online, a gestão administrativa começou a ser feita de casa pela sua equipe. Sua gestão precisou se preocupar mais com a fidelização e com a captação de novos alunos. 

Dentre tantas questões levadas em conta neste momento de pandemia, sua gestão escolar já começou a criar as estratégias para garantir um bom número de rematrículas

Neste material vamos falar por que na gestão de escolas deve-se criar uma estratégia de rematrículas agora, e como fazer isso na prática! Acompanhe: 

Questões legais que devem ser consideradas pela gestão escolar

Rematrícula e COVID-19: Como pensar nessa estratégia? | Sponte

Em meio a este cenário, uma pergunta surgiu por parte dos pais e das escolas: é possível tirar um aluno da escola em 2020, e apenas matriculá-lo novamente em 2021? 

A resposta é não! A educação básica é obrigatória para crianças e adolescentes entre as idades de 4 a 17 anos. Sendo dever legal dos pais e responsáveis manter a criança matriculada e frequentando a escola corretamente. 

Isso significa que a chance de perder alunos por essa razão é menor. No entanto, problemas financeiros e dificuldades com a mensalidade podem fazer pais e responsáveis tirarem alunos de sua escola e matriculá-los em escolas públicas. 

Outra questão legal que deve ser conhecida pelos gestores é a respeito da inadimplência. 

Caso seu aluno esteja em situação de inadimplência, ele não pode ser “punido” em suas atividades escolares. Ou seja, ser privado de atividades e provas. 

Além do mais, a situação só pode ser resolvida por vias legais depois de 90 dias de atraso. 

Para saber mais sobre esse assunto, confira o post: Inadimplência e crise: como lidar com a mensalidade escolar agora?

Estratégias para gerar a rematrícula de seus alunos 

Destaque para o aluno as vantagens de continuar os estudos em sua escola

Sua escola se mobilizou para iniciar aulas a distância quando o Ministério da Educação deixou claro que o distanciamento social deveria ser seguido por um longo período. 

Isso significa que seus alunos têm tido aulas e atividades apresentadas no formato online há algum tempo, certo?

É importante que sua escola mostre isso para seus alunos, pais e responsáveis, deixando claras todas as atividades e avaliações que foram feitas para que o processo de ensino-aprendizagem tivesse continuidade. 

Essas informações podem ser enviadas por e-mail ou destacadas em posts nas redes sociais de sua instituição. 

Contando com o Sponte, isso fica mais fácil, pois através do APP Sponte Agenda e o Portal do Aluno é possível enviar recados e mensagens, além de permitir que o aluno, seus pais ou responsáveis acompanhem as notas e atividades enviadas. 

Essa ferramenta também ajuda a gerar a fidelização do aluno, pois ele percebe que, mesmo durante a pandemia, seus estudos estão tendo continuidade com qualidade.  

Realize a negociação do pagamento de mensalidades

Pode ser que alguns alunos não possam continuar estudando em sua escola pois se encontram em uma situação financeira delicada. 

Por isso, é importante que a equipe financeira de sua escola esteja preparada para negociar o pagamento de matrículas e mensalidades. Afinal, este é um momento complicado e sua escola pode se aproximar da comunidade fazendo o possível para fidelizar alunos e manter o maior número possível de matrículas. 

Pense em aplicar novas metodologias de pagamento, como a cobrança recorrente via cartão de crédito. Assim, situações de inadimplência causadas por esquecimento serão evitadas. 

Para conhecer mais práticas que podem ser aplicadas em sua escola, confira o texto em nosso blog: Mensalidades em atraso? – Dicas para receber dentro das datas.

Conte com uma ferramenta para realização da rematrícula online

Rematrícula e COVID-19: Como pensar nessa estratégia? | Sponte

A tecnologia permite que muitas situações sejam resolvidas facilmente através de plataformas online. E as matrículas são esse tipo de situação.

Em tempos “normais”, alunos, pais ou responsáveis se dirigem à escola para realizar a rematrícula de maneira presencial. Porém, uma vez que isso não é possível durante uma pandemia, sua escola deve encontrar uma maneira de utilizar a internet para tanto.

Contando com o sistema Sponte, isso é possível. 

O Software possui uma ferramenta que permite que pais ou responsáveis realizem a matrícula do aluno facilmente. Basta acessar o site da escola e seguir o passo a passo. 

Isso facilita o processo tanto para a escola quanto para o aluno e seus familiares, além de permitir que todos continuem respeitando o distanciamento social necessário. 

Leia também: Matrículas Web + Pagamento online via Cartão de Crédito.

Por que se preocupar agora com as rematrículas?

Um aluno apenas realiza a rematrícula em uma escola se sua experiência, até o momento, for positiva. Por isso mesmo, é extremamente importante que a escola faça o possível para que seu processo de ensino e aprendizagem seja efetivo.

Para garantir isso, aplique metodologias ativas no EAD, procure desenvolver um relacionamento positivo com seu aluno e seus familiares, faça o possível para incluir a comunidade escolar nas atividades da escola e realize uma gestão efetiva em todos os setores.

A administração pedagógica pode trazer muito desafios, mas se sua gestão procurar especializar a equipe da escola e trabalhar de forma conjunta, em prol do aluno, isso será realizado com excelência! 

COVID-19 e a gestão escolar 

A gestão de escolas durante a pandemia lidou com muitos obstáculos. Sabendo disso, a Sponte tem desenvolvido muitos materiais para auxiliar sua gestão. 

Um deles é um eBook que trata do assunto e apresenta o cenário completo, servindo como um guia para que o gestor esteja preparado para adaptar a escola a todas as demandas trazidas pela COVID-19. 

Confira o material gratuitamente: 

Michelle Terres / Gerente Comercial

Atualmente é Gerente Comercial da Sponte, com mais de 10 anos de experiência na área da gestão educacional, faz parte do time da Sponte há 17 anos.