Marketing de conteúdo para escolas: como implementar e ter bons resultados com essa ferramenta?

Entenda como funciona e como ter os melhores resultados para implantar marketing de conteúdo para utilizar em sua gestão escolar

Por Sponte em 26 de março de 2018.

Antes de escolher uma escola, os alunos – ou seus pais – buscam informações sobre ela na internet, seja através de buscadores (como o Google) ou através de páginas nas redes sociais. Fato é que a internet é uma grande fonte de novos alunos e sua escola precisa estar presente nesse meio para se solidificar no mercado e captar novos estudantes.

O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo. Acompanhe a leitura, saiba como implementá-la e confira as vantagens que esta ferramenta traz para sua escola!

1. O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia para engajar o público-alvo e aumentar a rede de potenciais clientes (alunos) através da criação e divulgação de materiais com conteúdos relevantes e valiosos para o público a quem a escola se destina.

2. Como implementar

  • Defina o público-alvo

Para criar conteúdo interessante, primeiro, precisa definir e segmentar seu público-alvo. A criação dos materiais deve levar em consideração a persona que a escola quer impactar:

Sua escola trabalha com alunos de ensino básico (infantil, fundamental e médio)? Foque em conteúdos relevantes para os pais. Você trabalha com ensino superior? Direcione-se diretamente aos estudantes, procurando sanar suas dúvidas em relação ao vestibular, escolha do curso ideal, etc. Se sua escola oferece cursos de idiomas e cursos livres, procure divulgar materiais que mostrem as vantagens deste tipo de ensino.

O importante é saber exatamente a quais pessoas você se destina para que seja possível criar conteúdos que as auxiliem.

  • Tenha um meio de divulgação

A criação de conteúdo relevante sem um canal digital para divulga-lo é um investimento, em grande parte, perdido – já que, como dissemos, a maioria das pessoas buscam informações na internet.

Por isso invista na criação de um blog e de um perfil institucional nas principais redes sociais – como Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e Google Plus. Compartilhar os materiais nas redes é estratégico, pois aumenta o engajamento do público.

  • Planeje bem o conteúdo e publique os materiais com certa regularidade

O marketing de conteúdo é uma estratégia que necessita de uma certa dedicação. Por isso, planejar o conteúdo previamente, prevendo as dúvidas e as necessidades do público, é necessário para prender a atenção do leitor e ganhar visibilidade.

Confira algumas dicas do que publicar no seu blog em nosso artigo Vale a pena desenvolver um blog para sua escola?

Além disso, publicações regulares ajudam a solidificar a escola como uma especialista no segmento, ao passo que publicações esporádicas deixam um aspecto de abandono do canal e diminuem a reputação no meio digital.

3. Vantagens

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é a visibilidade que ele traz para sua escola. Este tipo de estratégia, se bem feita, garante uma reputação de especialista na sua área, consolidando sua marca no mercado.

Além disso, uma escola que é vista e tida como especialista é lembrada por aqueles que necessitam dos seus serviços. Portanto, a visibilidade garantida pelo marketing de conteúdo aumenta o número de pessoas interessadas, o que contribui com a equipe de vendas e, consequentemente, aumenta a taxa de captação e retenção de alunos.

Queremos saber sua experiência! Já utiliza o marketing de conteúdo? Pretende começar a utilizar a estratégia? Entre em contato com a gente por meio dos nossos canais de comunicação!

A Sponte trabalha para que sua escola cresça cada vez mais. Conte sempre com a gente!

 

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