Como manter sua escola de idiomas e cursos livres ativa com o coronavírus?

Descubra como sua gestão será impactada frente à pandemia do coronavírus, e como lidar com essa situação em sua escola de idiomas ou cursos livres!

Por Marketing em 13 de abril de 2020.

O distanciamento social, requerido para reduzir a transmissão do coronavírus, acabou obrigando que alguns estabelecimentos deixem de atender o público pessoalmente. 

Sua escola de idiomas ou cursos livres provavelmente é um destes estabelecimentos, não é? 

Essa situação resulta em impactos na gestão administrativa e financeira. E é neste momento que devem ser feitos planejamentos e estratégias que sejam soluções para os desafios que estão vindo à tona, e para os outros que virão. 

As recomendações de prevenção terão de ser seguidas por um longo período de tempo. É importante que isso aconteça, pois preserva a saúde de toda a sua equipe, de seus alunos e até mesmo de suas respectivas famílias. 

As principais recomendações são: lavar muito bem as mãos, não tocar o rosto, manter a higiene de todos os ambientes e conservar uma distância social das pessoas. 

Essa distância social necessária é o que impede sua instituição de continuar as aulas como vinha fazendo normalmente. Por isso mesmo é preciso descobrir como manter a escola funcionando em tempos de pandemia do coronavírus. 

Neste material vamos te falar sobre como avaliar a sua instituição neste momento e mostrar quais práticas podem te ajudar a superar a crise.

Boa leitura e aprendizado!

Como o coronavírus impactou a gestão de centros de ensino?

Como manter sua escola ativa com o coronavírus? | Sponte

COVID-19 impactou diretamente a vida de todos e, claramente, todos os negócios também. Mas de que forma isso influencia sua gestão escolar?

Primeiramente, alguns alunos acabam desistindo do curso, afinal as pessoas estarão passando por problemas financeiros. Isso significa que é hora de fazer um planejamento de todos os processos e setores que compõem sua escola de idiomas ou cursos profissionalizantes. 

Verifique o número de alunos matriculados, o valor de entrada no caixa referente ao pagamento das mensalidades, suas contas a pagar, salários de sua equipe e tudo o mais. 

Lembre-se de que mantendo todas as suas atividades em home office, seus custos de luz e água, por exemplo, serão menores que o usual. 

Mas estes são apenas dois fatores. Lembre-se de que sua escola é composta de muitos setores e que as ações desenvolvidas por eles demandam de investimentos financeiros. 

Portanto, repense todos os seus processos para cortar gastos, como o envio de documentos digitais, ao invés da impressão. A utilização de ferramentas digitais pode ajudar sua instituição de ensino a reduzir vários custos. 

O que fazer para continuar engajando alunos?

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Quando o gestor se depara com situações difíceis, é preciso encontrar soluções práticas. Por isso separamos algumas ideias. Confira:

1. Aulas online

Como falamos anteriormente, a tecnologia pode ajudar, e muito, a manter as aulas de sua instituição. Por isso mesmo aposte nas aulas online, para que seu ano letivo tenha continuidade e as mensalidades continuem sendo pagas.

Manter o relacionamento entre a instituição e seus alunos é essencial para que sua escola promova a retenção deles. 

Existem plataformas, como o google meet, que podem promover essa aula em vídeo, no meio digital. 

Outra possibilidade é o envio de atividades para que o aluno acesse em casa ou em qualquer outro lugar, para que o processo de aprendizagem tenha continuidade. 

O App Sponte agenda permite isso! Com ele o professor pode disponibilizar para seus alunos diversos conteúdos, vídeos e atividades para que ele continue aprendendo. 

2. Ofereça programas de fidelidade para alunos

Fidelizar seus alunos para mantê-los neste momento é extremamente importante. A retenção dos alunos já captados deve acontecer através de vantagens oferecidas a eles. 

Uma boa solução é contar com um programa de fidelidade para seus alunos. Ofereça descontos, ou brindes para aqueles que permanecerem com você neste momento.

3. Aulas gratuitas de reforço

Alguns alunos acabam tendo mais dificuldade quando vão aprender uma nova língua, ou até mesmo em matérias específicas de cursos livres. Isso acaba gerando uma necessidade de aulas de reforço para que o aluno não seja prejudicado em seus estudos. 

Seu centro de ensino pode oferecer essas aulas gratuitamente! Isso vai ajudar a fidelizar ainda mais seus alunos. Mas não é só isso: você pode atrair mais alunos se deixar claro que sua instituição oferece esse serviço gratuito. 

3. Invista em marketing

Você vai inovar, oferecer aulas online, reforço gratuito? Não esqueça de espalhar a notícia! De nada adianta colocar em prática tantas ações, e não promover tais ações. 

O marketing digital é uma ótima opção para isso, pois possui baixo investimento e alta assertividade. Faça posts pagos e especifique o público que você deseja atingir!

Já no que diz respeito às novidades voltadas à fidelização dos seus alunos, envie mensagens informando tudo através dos e-mails cadastrados e números de WhatsApp. 

4. Reforce sua presença nas redes sociais

Sem aulas e com parte do comércio parado, muita gente vai estar em casa, se mantendo em contato com o mundo através das redes sociais.

Então este é o momento para fortalecer sua presença por lá. Publique dicas, compartilhe atividades legais que sua escola já fez, tire dúvidas e até mostre como sua escola está lidando com a quarentena. 

Isso é útil tanto para fidelizar seus alunos, que vão poder continuar se relacionando com a escola, quanto para captar alunos novos, que vão descobrir tudo o que seu centro de ensino tem a oferecer neste momento.

Utilize a cobrança recorrente

A  implantação da cobrança recorrente na sua gestão neste período de pandemia devido ao coronavírus pode ser a melhor solução. E vale destacar que ela vai continuar sendo positiva no futuro!

A cobrança recorrente feita através do cartão de crédito traz muitas vantagens para o seu centro de ensino, pois o processo ocorre automaticamente. Os dados do cartão são cadastrados no sistema, que faz a cobrança no dia do vencimento de forma automática. 

Assim, sua escola possui mais segurança em relação ao recebimento das mensalidades, e deixa de ficar dependendo da memória dos pais, alunos e responsáveis, para receber no dia correto. 

Vale destacar que ao implantar essa solução, sua escola também vai cortar custos de taxas de banco, fazendo economia de forma prática! Sua equipe também economiza tempo, já que as cobranças serão feitas automaticamente e o sistema irá registrar tudo!

Essa opção também ajuda a combater a inadimplência em sua escola de idiomas ou cursos livres, o que torna a opção da cobrança recorrente bastante positiva para a gestão financeira da sua escola, como um todo. 

Como se preparar para o retorno?

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A situação é bastante incerta e não sabemos muito bem quais outros desafios podem vir à tona. Justamente por isso, é hora de melhorar os processos e planejar sua ações para os próximos dias, e também para o futuro!

A retenção de alunos é um dos assuntos que deve estar presente neste planejamento. Agora não é hora de captar alunos, é momento de  se preocupar com a retenção deles. 

Mas vale destacar que quando as atividades da sua escola voltarem ao normal,  será necessário estabelecer estratégias para captação de novos alunos!  

Durante este tempo, procure criar campanhas para irem ao ar quando este momento chegar. Se organize para fazer isso acontecer. Conte com as ideias de toda a sua equipe. 

O Sponte possui diversas ferramentas que podem contribuir para sua gestão melhorando seus resultados de diversas maneiras, desde processos administrativos a processos pedagógicos. Também contamos com um blog e diversos eBooks gratuitos para que você continue aprendendo e alcançando bons resultados. 

Quer aprender mais e alcançar produtividade em sua escola? Isso é possível através de estratégias de captação e retenção de alunos. Confira nosso eBook e saiba tudo sobre o assunto:

Marketing / Analista de Marketing

Atualmente é Analista de Marketing, com mais de 04 anos de experiência na área da comunicação, faz parte do time da Sponte há 1 ano.