A chave para nunca mais faltar lead na escola
Uma vez que você faz isso, é de extrema importância levantar todos os indicadores.
Vou resumir em uma frase o ponto mais importante que você precisa saber: QUEM TEM DADOS, TEM PODER!
Gestor que não tem indicadores, dados e informações não está deixando dinheiro na mesa, está rasgando dinheiro.
Após o primeiro ano aplicando as estratégias em suas campanhas de matrícula, você precisa mensurar quais ações geraram principalmente:
- Mais leads
- Mais clientes dentro do ICP
- Mais agendamento
- Mais conversão
- Mais no-show (não apareceram)
- Mais Acompanhamento (follow up)
Somente com estas informações, você terá três ações ao montar o planejamento estratégico de ações comerciais para o ano seguinte:
1- Qual ação vou retirar?
2 - Qual ação vou ajustar?
3 - Qual ação vou repetir?
Os ajustes finais para bater suas metas de matrículas todos os meses
Levando em consideração que a ação do SNC é fixa, semana a semana, mês a mês e ano a ano você sempre vai trabalhar para que ela continue performando.
Então, quando devo alterar as ações do SNP?
1. Qual ação devo retirar?
Das 6 ações que você planejou e executou para o ano, você vai sempre tirar as duas que não performaram e vai trazer mais duas ações totalmente novas.
Precisam ser ações novas para que você abra possibilidade para o novo, já que o nosso público está em constante evolução e transformação.
2. Qual ação devo ajustar?
Agora, as duas ações que ficaram na média entram na categoria de ajuste.
Entenda que ajuste é repetir a campanha alterando de 1 a 3 pontos que sejam mensuráveis e verificáveis, pois estas alterações precisam ser mensuráveis e comparadas com o ano anterior.
Com isso, caso ela se mantenha entre as duas que tiveram uma performance razoável, você repete até ela descer para categoria de ser trocada ou você conseguir ajustar ao ponto de acertar e ela subir para a categoria de ser repetida.
3. Qual campanha de matrícula devo manter?
Naturalmente, as duas campanhas que melhor performaram e geraram os melhores leads, mais matrículas e melhores taxas de conversão, você repete no Control C + Control V no próximo ano.
Quando digo copiar e colar, é para você entender que não vai alterar nada. Repita o nome, o dia da semana que foi feito, o horário, a big idea da campanha, repita tudo!
Agora, você deve me perguntar: Higor, se esta campanha performar todos os anos ela vai passar a ser um SNC?
Não, pois a ideia central da estratégia é você sempre ter estas campanhas em rodízio.
E se eu conseguir ter um SNP com todas as campanhas performando super bem, mesmo assim eu tenho que trocar?
Pense no seguinte: das seis que estão performando bem, terão sempre aquelas duas que estarão no final da lista, então porque limitar sua capacidade de gerar cada vez mais leads?
Se você tem um indicador base e todas as seis campanhas do SNP estão acima destes indicadores, porque não fazer sete, oito, nove campanhas no ano?
Entenda que você não pode pensar com a cabeça de hoje nas demandas que você terá amanhã.
Às vezes, você pode pensar: Para que nove campanhas? Muita coisa… Muito trabalho… Não preciso disso tudo…
Eu te respondo: Para que duas casas? Para que dois carros? Para que dois computadores?
Em algum momento em sua vida, você achou que seria muito ou que não teria utilidade e hoje você está aqui se questionando: mas eu comprei, porque precisei…
E eu confirmo, a resposta é exatamente essa. Somente quando você chegar lá, você vai saber se será necessário ou não. Então primeiro comece, em seguida, seja consistente. E no final, somente com os resultados, veja se realmente faz sentido ou não.
🔎Leia também: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.
Campanhas de matrícula bem estruturadas para o sucesso na geração de leads
O sucesso de uma campanha de matrícula não depende de uma única ação, mas de uma estratégia sólida e bem executada. Estruture seu ano com inteligência, combine ações pontuais com ações contínuas, levante todos indicadores e entenda que, para ter sucesso em qualquer negócio, você precisa aprender a jogar o jogo do longo prazo.
Aplicando essa estratégia, você nunca mais ficará sem leads, terá um time engajado com a meta por trabalhar com leads dentro do PCI, finalmente vai parar de apagar incêndio e terá fila de espera de matrículas na sua escola (temos casos de sucesso assim).
E, para finalizar este artigo, deixo uma pergunta como reflexão: e a recompensa, vai valer a pena?
Quer se aprofundar sobre captação de alunos e campnah de matrícula?
A Escola de Matrículas, em parceria com a Sponte, vai disponibilizar um Diagnóstico Gratuito para você que é Gestor Educacional e já se fez uma destas perguntas:
- O que fazer para estruturar/montar um time comercial?
- Porque meu time não engaja nas metas
- Quais são os gargalos no meu atendimento que não estou conseguindo enxergar?
- Como aumentar a taxa de conversão do meu time?
- Como aumentar o número de visitas e agendamentos?
- O que estou fazendo de errado?
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Higor Fabiano Fundador da Escola de Matrículas, primeira empresa especializada em treinamentos e criação de processos comerciais para Instituições de Ensino. Autor do Livro Método Matrícula e coautor de “O Poder da Venda”, é Bacharel em Direito, Business & Executive Coach pela Febracis, especialista em comunicação Estratégica pelo Instituto Napoleon Hill. Com alunos em 12 países, atua como mentor de gestores educacionais, liderando consultorias, treinamentos e programas de formação e hoje é referência em estratégia comercial, liderança e gestão comercial aplicada à realidade das Instituições de Ensino. |
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