voltar blog Inicio do blog

Dia do Folclore na escola: como trabalhar a cultura brasileira na educação

3 min de leitura

Sua gestão pode aproveitar o Dia do Folclore na escola para ensinar sobre cultura brasileira e diversidade, com brincadeiras, festas e comidas típicas.

Sua gestão pode aproveitar o Dia do Folclore na escola para ensinar sobre cultura brasileira e diversidade, com brincadeiras, festas e comidas típicas.


Falar sobre folclore na escola é importante para a formação de seus alunos e para a manutenção da cultura brasileira — e o Dia do Folclore é uma ótima oportunidade para isso.

Celebrado em 22 de agosto, o Dia do Folclore é uma das principais datas comemorativas escolares e sua equipe deve estar preparada para aproveitá-la ao máximo.

Por isso, neste texto, vamos discutir as origens da data, o objetivo de trabalhar o folclore na escola e como celebrar essa data com seus alunos. Confira:

A importância do folclore brasileiro

Engana-se quem pensa que folclore é apenas uma brincadeira desimportante, ou que ele se resume a uma aula rápida para falar sobre Curupira e Saci Pererê.

Pelo contrário. O folclore brasileiro é uma representação viva das tradições, crenças e da própria cultura do nosso povo. É tão fundamental que chega a ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como patrimônio imaterial da humanidade.

Preservar o folclore brasileiro é uma forma de fortalecer a identidade cultural do país e preservar essa cultura nas próximas gerações.

Por que trabalhar o folclore na escola?

Falar sobre folclore na escola é fundamental para manter viva a cultura brasileira, além de transmitir para nossas crianças uma sensação de pertencimento e noções de respeito e soberania nacional.

O tema também ajuda a reforçar a diversidade e inclusão na escola, mostrando que diferentes culturas e visões de mundo também têm valor.

🔎 Leia mais: Diversidade cultural na escola: como harmonizar diferenças em sala de aula?

Além disso, trabalhar o folclore na escola é uma excelente forma de desenvolver o pensamento criativo dos alunos. Afinal, ele é repleto de histórias interessantes e personagens fascinantes.

Qual é a origem do Dia do Folclore?

A data celebra a criação do termo “folclore” — ou, no original, folklore —, cunhado em 22 de agosto de 1846 para tratar do que antes era chamado apenas de “antigüidades populares". 

Seu autor foi o escritor, antiquário e folclorista britânico William John Thoms, que combinou os termos “folk” (povo) e “lore” (sabedoria, conhecimento, cultura).

No Brasil, o 22 de agosto foi oficializado como Dia do Folclore por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965

O documento reforça “a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore” e destaca que a data tem como objetivo “assegurar a mais ampla proteção às manifestações da criação popular, não só estimulando sua investigação-estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira”.

Como trabalhar o folclore na escola

Há várias possibilidades para explorar o tema do folclore na escola de forma divertida e educativa. Mas o ponto mais importante — antes mesmo de entrarmos em dicas de atividades — é a questão do respeito.

Como já dissemos neste texto, o folclore não é apenas uma brincadeira. Ele é uma verdadeira representação da cultura do povo, e muitas de suas características fazem parte da cultura, da fé e da vida de vários brasileiros.

Por isso, ao trabalhar o folclore na escola, busque deixar claro o respeito à diversidade e às práticas culturais — principalmente às que são diferentes das que seus alunos já estão acostumados.

No mesmo sentido, busque explorar a variedade do folclore brasileiro, indo além dos personagens mais conhecidos. 

É muito importante falar sobre Saci e Curupira, mas pesquise e aborde também tradições de regiões diferentes do país, desde a cultura gaúcha do sul até as diversas expressões culturais do norte e nordeste.

Com isso em mente, podemos partir para as atividades na prática:

Atividades especiais para o Dia do Folclore na escola

O Dia do Folclore é uma ótima oportunidade para abordar esse assunto em sua instituição de ensino, e há várias possibilidades para que essa data seja memorável para os alunos. 

Confira algumas dicas de atividades:

1. Decoração folclórica

Você pode preparar a escola com imagens de personagens folclóricos e outros tipos de decorações culturais brasileiras. Isso ajuda a deixar alunos, professores e colaboradores no clima para a celebração.

E, para deixar essa atividade ainda mais interessante e envolvente, integre os alunos no trabalho. Eles podem pesquisar temas folclóricos, trazer sugestões e participar do momento da decoração.

2. Lanche com comidas típicas

A comida também é um dos símbolos folclóricos do Brasil e pode fazer parte da celebração do Dia do Folclore. 

Uma boa ideia é montar mesas com comidas culturais do país inteiro, com informações de qual é a origem de cada prato. Também é possível pedir para os alunos levarem pratos de casa, para que sintam-se mais integrados na atividade.

Os lanches folclóricos podem ser servidos na hora do recreio, dentro da sala de aula ou mesmo em outros momentos de celebração na escola. 

3. Brincadeiras folclóricas

Quer seus alunos animados com o Dia do Folclore? Então apresente brincadeiras folclóricas que eles possam fazer durante o dia.

Alguns exemplos são peteca, pião, amarelinha, bola de gude, dança da cadeira e cantigas folclóricas.

Esses passatempos parecem comuns para muitos de nós, que já somos adultos, mas podem ser novidades muito divertidas para os seus alunos, que vivem uma realidade mais urbanizada e digital.

Então, além de levar diversão ao Dia do Folclore, a atividade pode ser uma forma de manter vivas essas brincadeiras tradicionais.

4. Contação de histórias

O folclore brasileiro é repleto de histórias, lendas e mitos — e uma sessão de contação de histórias folclóricas tem tudo a ver com a data.

Você pode chamar contadores de histórias profissionais, para fazer sessões realmente memoráveis, ou dar a oportunidade para professores e alunos narrarem suas lendas favoritas. 

Adereços e fantasias são ótimas ideias para deixar a atividade mais interessante, mas não são necessários.

Além de fortalecer as histórias e lendas do nosso folclore, essa atividade desenvolve habilidades de criatividade, imaginação, entre outras.

🔎 Leia mais: Quais são as competências socioemocionais importantes para desenvolver na escola?

5. Peça de teatro

Outra forma de contar histórias do folclore é por meio de peças de teatro. Incentive suas turmas a desenvolverem as próprias peças e apresentarem suas lendas favoritas para a escola toda.

6. Oficinas de artesanato

O artesanato é outro elemento fundamental do folclore brasileiro e pode ser uma atividade diferente para seus alunos praticarem a criatividade e o conhecimento da cultura do país.

As artes feitas pelos alunos podem se tornar decoração na escola ou presentes para os pais e responsáveis.

7. Execução de danças típicas

Samba, chula, forró, fandango, frevo, carimbó, maracatu… Essas são só algumas das danças típicas que compõem o folclore brasileiro, e são ótimas opções para movimentar o Dia do Folclore na escola.

Sua gestão escolar pode abordar as danças apenas como uma atividade divertida durante o dia ou ir além, com apresentações ou campeonatos de dança.

8. Feira cultural

Comidas, danças, artesanato, histórias… Tudo isso pode ser reunido em uma grande feira cultural, com barracas temáticas sobre diferentes regiões do país ou aspectos do folclore.

E o melhor: os próprios alunos podem organizar a feira, dividindo-se em temas e propostas distintos, tendo os professores como monitores do processo.

🔎 Leia mais: Aluno protagonista: 12 passos para desenvolver esse conceito em sua escola.

Folclore estrangeiro

O foco do Dia do Folclore na escola deve ser a cultura brasileira. Mas vale a pena também lembrar outras culturas do mundo, que possuem vários elementos folclóricos interessantes.

Os folclores africano, europeu e asiático, por exemplo, influenciaram diretamente a cultura brasileira, e podem ser estudados sob essa ótica. 

Já as lendas e mitos dos nossos vizinhos da América Latina podem ser discutidos por suas próprias interpretações culturais, combinadas às influências indígenas de cada local.

Celebração do folclore na escola durante o ano todo

O folclore brasileiro não pode ser lembrado na escola apenas no Dia do Folclore. Para manter viva nossa cultura, é importante que ela faça parte do dia a dia educacional durante o ano todo — e até durante as férias.

Para isso, busque integrar elementos culturais em seu planejamento pedagógico, de forma multidisciplinar. A cultura é algo vivo e suas aulas vão ficar muito mais ricas se aproveitarem esses elementos.

Para potencializar seu planejamento pedagógico e otimizar sua escola, confira as funcionalidades do sistema de gestão escolar Sponte. Nosso software permite que você configure toda a sua organização pedagógica com autonomia e eficiência.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp Copiar link

Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.

Tenha uma visão 360º da sua escola com um único sistema: conheça o Sponte!

Botão Whatsapp
Fechar

Preencha os campos abaixo e nossa equipe de especialistas entrará em contato com você.

Logo Sponte