Vamos falar de gestão?

Conheça algumas dicas para fazer uma gestão completa e deixar os processos do dia-a-dia mais otimizados e trazer os melhores resultados

Por Sponte em 10 de junho de 2015.

Uma excelente gestão escolar contribui ativamente no desenvolvimento de nível de aprendizado de seus alunos, auxilia no estímulo de qualidade e impulsiona o crescimento da instituição de ensino. Mas isso não se trata de algo simples, já que a gestão escolar compreende muitas coisas, ou seja, critérios pedagógicos, resultados, administração, financeiro e relações entre indivíduos que compõem um ambiente escolar (alunos, professores, pais e colaboradores).

Um gestor precisa estar atento a esses critérios e, sabiamente, construir um cenário que favoreça cada mecânica organizacional. Na gestão pedagógica, por exemplo, é necessário planejamento e criar ferramentas de comunicação abertas com professores. O objetivo? Manter o foco na aprendizagem e seguir os regimentos de metodologia, abertos, sobretudo, para possíveis mudanças. Conforme o mundo muda, é necessário pensar também em aperfeiçoamentos educacionais.

Já na parte de gestão administrativa e financeira, é preciso atenção aos detalhes. E sabemos que são muitos: estrutura, equipamentos, materiais, legislações, investimentos, contas, direitos e deveres de funcionários… Enfim, nada pode passar despercebido. É com a gestão desses setores em ordem que uma escola consegue organizar seus pagamentos e seus custos, além de controlar a inadimplência.

Mas é só isso? De maneira alguma. Quem faz a sua escola ter uma imagem, além da estrutura física, são as pessoas. Por isso o mandamento primordial é manter um canal de comunicação aberto com professores, pais, alunos e a comunidade. O bom relacionamento aperfeiçoa o rendimento. Como? Com a diminuição de ruídos comunicacionais.

Com a organização correta desses elementos, algo essencial será ganho: tempo. O alinhamento das etapas faz com que as tarefas sejam realizadas em um prazo menor, sem falar que alunos e pais ganham diante desses processos, gerando satisfação e resultados.

Para sair ganhando, saiba mais em www.sponte.com.br, um software que contribui diretamente na gestão da sua escola.

Sponte /