Saiba as vantagens e qual o melhor momento para matricular seu filho numa escola bilingue

Estudar em uma escola que ensine mais que um idioma é o passo ideal a ser dado com seu filho, pois ele estará preparado para o mercado de trabalho

Por Sponte em 26 de outubro de 2017.

Com a globalização e a nova realidade do mercado de trabalho –  em que muitas empresas exigem de seus candidatos o domínio sobre uma segunda língua (normalmente o inglês) –, muitas escolas têm apostado na metodologia de ensino bilíngue, buscando preparar melhor seus alunos para essa nova perspectiva mundial.

Nesse contexto, escolher a escola ideal para matricular seu filho pode ser uma tarefa difícil, principalmente se levarmos em conta a grande oferta do mercado e as diferentes metodologias de promover o aprendizado. Para te ajudar nessa escolha, a Sponte listou algumas vantagens de uma escola bilingue e qual o melhor momento para matricular seu filho nela. Acompanhe a leitura e confira!

Vantagens do ensino bilíngue

Melhora a capacidade de aprendizado

Ao contrário do que muitos pensavam, promover a aquisição de um idioma estrangeiro ao mesmo tempo que se dá a aquisição da língua materna não confunde o cérebro da criança e traz inúmeros benefícios para o processo de aprendizado – não só no de línguas, como também no de outras áreas do conhecimento.

Estudar simultaneamente duas línguas exige que o cérebro utilize uma região nem sempre ativada quando estamos adquirindo apenas a língua materna. Ao exercitar essa região do cérebro, o aluno desenvolve uma capacidade maior de raciocinar de maneiras diferentes, além de aguçar sua concentração e memorização.

Convívio com outras culturas

Uma das metodologias mais utilizadas pelo ensino bilingue é a introdução de elementos populares de outras culturas – como músicas, filmes, livros, peças de teatro, etc. Essa metodologia permite que o aluno tenha contato desde cedo com outras culturas e incentiva ainda mais que ele busque um contato direto com pessoas de outras nacionalidades.

Ao mesmo tempo, o ensino bilíngue permite que o estudante tenha domínio sobre uma língua estrangeira desde cedo, o que facilita a entrada em outros países e a adaptação a outro tipo de cultura.

Envolve os pais no processo de aprendizado

Para que o aprendizado de uma língua estrangeira se dê de forma completa é imprescindível que os alunos estejam em contato constante com ela. Nesse sentido, a participação dos pais no processo de aquisição da língua estrangeira é fundamental. Quando a família busca se comunicar, bem como assistir filmes, ouvir músicas e ler livros nesse idioma, ela contribui para que a criança aprenda a segunda língua de forma mais natural.

Mesmo os pais que não tem domínio sobre o idioma que o filho está aprendendo, podem buscar conhecer e aprender essa língua também. Assim, a família consegue participar do processo de aprendizagem da criança, bem como adquirir novos conhecimentos – o que garante um crescimento tanto pessoal quanto profissional.

Facilita o aprendizado de outras línguas

A aquisição de uma segunda língua facilita o aprendizado de uma terceira língua e, também, o aprendizado do próprio idioma materno. Isso ocorre porque nosso cérebro busca meios de facilitar a compreensão da estrutura da língua, deixando mais fácil o processo de assimilação da construção de frases e conjugações de verbos, por exemplo.

Qual o melhor momento para realizar a matricula numa escola bilíngue

Agora que você já sabe quais são as vantagens de um ensino bilíngue, é importante saber a hora certa de matricular seu filho.

O melhor momento é, na verdade, agora mesmo!

O ensino bilingue vem sendo objeto de diversas pesquisas a respeito do processo de aquisição da linguagem. Os resultados dessas pesquisas apontam que quanto mais cedo a criança entrar em contato com o idioma estrangeiro maior e mais fácil vai ser a capacidade de compreensão da língua. Uma criança que, por exemplo, estuda numa escola bilingue desde os dois anos de idade compreende e pronuncia melhor o idioma estrangeiro do que uma pessoa adulta – isso não significa que uma pessoa adulta ou adolescente não é capaz de adquirir fluência numa segunda língua, mas sim que ela terá mais dificuldades e levará mais tempo para alcançar o nível fluente do que uma criança.

Numa sociedade cada vez mais globalizada é natural que, no futuro, seu filho tenha vontade de se comunicar com pessoas de outras nacionalidades e até mesmo de vivenciar experiências em outras culturas. Matriculá-lo numa escola bilingue é uma ótima maneira de facilitar esse processo, não é mesmo?

Preocupados com as questões escolares do seu filho? Confira também nosso artigo como transformar alunos desconectados em pessoas mais engajadas.

O Sponte é um software de gestão educacional, desenvolvido especialmente para ajudar gestores e diretores a alcançarem o sucesso com sua instituição de ensino.

Conte sempre com o Sponte, o seu software de gestão educacional!

Sponte /