Recesso escolar de julho: aproveite para arrumar a casa!

Aprenda como aproveitar o recesso escolar para organizar tudo do semestre anterior e preparar o tudo para iniciar o próximo semestre

Por Sponte em 28 de junho de 2018.

O recesso escolar chegou, mas o trabalho na escola continua. Nessa época, aproveitar a ausência dos alunos para colocar tudo em ordem é uma tarefa essencial para qualquer instituição de ensino. Continue acompanhando este artigo e saiba o que fazer neste período. Confira!

Organize os arquivos do primeiro semestre

Seis meses é tempo suficiente para acumular arquivos e papéis de matrículas, recibos, diários de aula, boletins e históricos, entre outros documentos administrativos. Aproveite o recesso escolar para arquivá-los corretamente e saber o que é válido guardar e o que não é e digitalize tudo que for possível – dessa forma, você terá um backup digital de diversas informações importantes para a instituição.

Faça uma análise do que foi feito no ano e defina novas metas

No início do ano, certamente a sua escola definiu algumas metas a serem cumpridas durante o período letivo. Assim, o mês de julho é o momento ideal para fazer uma avaliação do que já foi feito, do que está em processo e do que ainda precisa ser iniciado. Depois de analisar o progresso da primeira metade do ano, é hora de organizar o segundo semestre. Então, defina novas metas ou reorganize as que já foram traçadas anteriormente para que a escola busque estar sempre em desenvolvimento.

Limpe e organize os ambientes

A escola precisa estar sempre bem cuidada para receber seus alunos e funcionários. Aproveite o período antes da volta às aulas, para limpar e organizar os ambientes: as salas de aula, os laboratórios,  espaços de recreação, banheiros, etc.

Atente-se também aos espaços que precisam de reformas e/ou manutenção com o máximo de antecedência possível para que o trabalho seja feito antes de a rotina voltar ao normal.

Faça uma reunião com a equipe pedagógica

O recesso escolar também é o momento ideal para alinhar todos os pontos da proposta e do planejamento pedagógico da escola junto com toda a equipe, que deve considerar o objetivo da instituição e se ele está sendo cumprido por todos. Existe algo que pode ser melhorado nas aulas? E na grade curricular que a escola oferece? Os pais reclamam de estar faltando alguma atividade extracurricular? Este é o momento de analisar esses casos de forma conjunta e discutir algumas soluções para o próximo período.

Estimule a atualização dos conhecimentos de sua equipe

Estimule a equipe a estar sempre atualizada com as novidades do segmento educacional, já que o tempo de recesso é uma excelente oportunidade para fazer cursos de curta duração da área ou para frequentar workshops e demais eventos, além de trocar sugestões e ideias para aplicar no segundo semestre.

Quer saber outras dicas para planejar o segundo semestre em sua instituição? Confira este eBook que preparamos para ajudar a sua escola a se preparar para os desafios do próximo período! Confira!

Muito trabalho pode ser feito durante o mês de julho. Já planejou o que pode ser feito em sua escola nesse período? Conte para nós nos comentários.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Sponte /