O que eu quero ser quando crescer?

Saber como mostrar e explicar o que quando os jovens devem ser quando crescer pode até ser difícil, conheça algumas dicas de como fazer isso:

Por Sponte em 07 de janeiro de 2016.

Escolher uma carreira é um dos grandes dilemas dos estudantes do Ensino Médio. Desde cedo, a escolha de uma profissão é apresentada quase como um fator decisivo, o que pode causar preocupação, ansiedade e frustração a quem ainda não decidiu o “que pretende ser quando crescer”.

Professores e orientadores com certeza percebem essa preocupação, sobretudo nos alunos do terceiro ano, e várias escolas desenvolvem programas e projetos de orientação para ajudar os estudantes.

Mesmo sem uma estrutura formal para isto, a escola pode auxiliar seus alunos nessa decisão. Pesquisas já mostraram que os professores aparecem com destaque na lista de pessoas e instituições que os estudantes mais confiam, sobretudo os do Ensino Médio. O dado entusiasma e gera responsabilidade.

Especialistas da área vocacional afirmam que é importante esclarecer ao aluno que a faculdade é sim uma decisão importante, mas não necessariamente uma escolha para a vida toda, pois ninguém sabe o que o futuro lhe reserva, e o vestibular é apenas o começo de uma carreira que pode seguir rumos muito variados.

Também é importante orientar o aluno a pesquisar em diferentes fontes sobre as profissões de que tem interesse, como a mídia, profissionais da área, universidades que ofereçam os cursos pretendidos, a família, amigos, entre outros.

Ao professor também cabe estimular o aluno a perceber em quais disciplinas e áreas do conhecimento ele apresenta mais facilidade, bem como a analisar o seu perfil pessoal, seus gostos, e interesses. O autoconhecimento é fundamental para a escolha de uma carreira profissional.

Para decidir é preciso que o estudante evite idealizar o seu curso, pois mesmo que ele esteja convicto, todo curso terá algo que possa desagradá-lo, pois nada na vida é perfeito. E principalmente, é importante que se saiba que é preciso pensar com calma.

Sponte /