Gestão educacional em tempos de coronavírus

Descubra como sua gestão educacional será impactada pelo coronavírus, e quais ferramentas podem ajudar sua escola a manter os bons resultados!

Por Cristopher Morais em 17 de abril de 2020.

A queda no volume de vendas no comércio devido à quarentena, a fim de evitar a transmissão do coronavírus, está resultando em uma instabilidade financeira bem grande. 

Justamente por essa razão é muito importante lembrar de um fato: toda crise tem um fim!

Por isso mesmo é preciso buscar por melhorias na produtividade dos seus processos e nos resultados da sua gestão escolar. Dessa maneira, quando tudo voltar ao normal, sua instituição continuará sendo rentável. 

Como passar pela crise e evitar que os impactos dela sejam tão profundos na gestão educacional?

A doença COVID-19 se tornou uma pandemia que acabou abalando a gestão de diversas empresas. O que significa que também impactará a gestão educacional de sua escola. 

Para evitar que as gestões administrativa e pedagógica percam a estabilidade, algumas ações se fazem necessárias. 

Confira algumas dicas de como manter uma gestão efetiva mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social, garantindo um futuro próspero em sua escola. 

1. Avalie seus custos

Gestão educacional em tempos de coronavírus | Sponte

É fundamental que o gestor conheça quais são os custos de funcionamento da sua da escola. Apenas dessa maneira, ele poderá avaliar quais custos são realmente imprescindíveis para manter o negócio operando, e quais podem ser deixados de lado. 

Quando o faturamento não dá os melhores resultados, é necessário avaliar o que pode ser feito e quais custos podem ser cortados. A partir disso é necessário fazer um planejamento financeiro. 

2. Faça um planejamento financeiro

A instabilidade financeira irá alcançar sua escola. Contudo, a situação pode ser controlada através de um planejamento financeiro. O primeiro passo, citado acima, é fazer o corte de custos. Após esta análise de custos, o gestor irá se voltar para as outras questões financeiras.

Confira todas as contas a pagar e a receber. Talvez algumas mensalidades não sejam pagas. Por isso, será preciso avaliar cada situação e encontrar uma maneira de resolver o problema.

Caso sua instituição já tenha um planejamento financeiro, reestruture este documento de acordo com as novas demandas e emergências. Caso contrário, comece do zero. 

Inicie este planejamento listando todos os custos da escola, o número de alunos, e até mesmo quais investimentos deverão ser feitos para cortar outros gastos e alcançar produtividade na sua gestão escolar

3. Procure negociar com seus fornecedores

Sua escola conta com insumos para que continue funcionando, o que significa que você possui fornecedores.

Procure negociar com esses fornecedores. É importante que você avalie seu contrato com o fornecedor, pois na maioria das vezes você apenas paga o que compra. Portanto, verifique os termos e descubra qual a melhor opção para sua escola. 

4. Reorganize sua equipe pedagógica

Escolas possuem um PPP (Projeto Político Pedagógico) e, uma vez que exista esta pausa nas aulas, causada pela quarentena, é preciso reavaliar este documento. 

Portanto, organize seus professores para que eles avaliem seus planos de aula e metodologias. Afinal de contas, quando as aulas voltarem a acontecer normalmente, alguns assuntos deverão ser retomados. 

É importante lembrar que a BNCC possui uma série de diretrizes que interferem diretamente nos planos de aula, mas que também podem ser utilizadas para auxiliar os professores, junto de toda equipe pedagógica, a refazer o PPP. 

Confira como fazer um plano de aulas de acordo com a BNCC

5. Conte com ferramentas online

Ferramentas online podem auxiliar tanto com a gestão pedagógica quanto com a gestão administrativa de sua instituição. Pois centralizam informações e podem tornar os processos muito mais ágeis, e com maior qualidade. 

Ferramentas para uma gestão educacional mais assertiva

Organize seu setor financeiro com uma ferramenta digital

Gestão educacional em tempos de coronavírus | Sponte

O setor financeiro é composto de muitos fatores. Fluxo de caixa, controle de pagamentos, custos e investimentos necessários, notas fiscais, cobranças de mensalidades e muito mais. 

Contando com um sistema de gestão digital, é possível fazer tudo em um só lugar. Controle de fluxo de caixa, emissão de NF (Nota Fiscal), cobrança recorrente, emissão de boletos e até mesmo análise dos números do setor.

Com o Sponte você tem tudo isso, e ainda pode acompanhar a inadimplência de alunos, analisando os casos e encontrando as melhores soluções para cada situação. 

Comunicação com pais e alunos

Em momentos de distanciamento social devido à pandemia causada pelo coronavírus, muitas pessoas buscam se sentir conectadas às outras. Sua instituição é uma ponte entre as famílias dos alunos e toda a equipe que compõe sua escola.

Promova a comunicação e garanta que o relacionamento com pais, alunos e responsáveis, continue. A melhor maneira de fazer isso é através  de disparos de e-mail e SMS, mantendo todos atualizados sobre a atual situação e dando recados referentes à instituição.

Lembre-se de que seus canais de comunicação digital são as ferramentas que permitirão uma conexão entre todos. Procure responder todas as mensagens sempre de maneira muito humana e atenciosa. 

Marketing de relacionamento também é algo importante para preservar e manter a comunicação entre sua instituição, seus alunos e famílias.

Sua escola deve manter as redes sociais atualizadas para que a escola siga fazendo parte do dia a dia das pessoas. A utilização das redes sociais aumentou muito nos últimos dias, e todas as empresas devem fazer parte deste movimento, para que não sejam esquecidas.

O marketing digital é ótimo para desenvolver marketing de relacionamento. Procure investir principalmente no Facebook e no Instagram! 

Ferramentas pedagógicas online 

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para seguir com atividades em casa.  Avaliações e atividades podem ser enviadas para os alunos através de plataformas online, por exemplo.

O sistema de gestão Sponte conta com uma ferramenta que permite o envio e a avaliação de atividades. O aluno precisa apenas acessar seu portal e dar início às atividades propostas pelo professor. 

Contar com ferramentas que permitem que as matrículas sejam feitas online também é importante. Assim sua equipe ganha tempo para dar conta de outras atividades, e o processo se torna muito mais fácil para pais, alunos e responsáveis. 

Um sistema de gestão completo

Já pensou em contar com um sistema de gestão completo que permite o desenvolvimento de atividades administrativas e pedagógicas?

Com o Sponte você tem isso e muito mais! Emita documentos e os armazene de forma 100% segura em nuvem, garantindo uma gestão centralizada e efetiva. 

Além do mais, o Sponte produz conteúdos para ajudar na gestão de todos os setores. Tudo é disponibilizado gratuitamente. 

Quer melhorar os resultados da sua gestão? Então acompanhe um de nossos eBooks sobre captação e retenção de alunos:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.