Fim de ano: 4 maneiras de amenizar o cansaço

Conheça algumas dicas de como amenizar o cansaço de fim de ano para ser mais produtivo e organizado nessa época no ano letivo

Por Sponte em 05 de novembro de 2015.

O fim do ano ou semestre letivo está chegando e nós sabemos que as chances de você já estar sonhando com a praia, o campo, ou o sofá da sala são bem grandes. Normal, já que o período que antecede festividades como o Natal e as férias mais longas é também a fase na qual os efeitos das responsabilidades assumidas e realizadas durante o ano se acumulam.

Mas antes que as férias cheguem de vez é preciso fechar as notas, limpar as gavetas, fazer as últimas reuniões, enfim, encerrar o que for preciso encerrar. Por isso, é importante buscar formas de amenizar os efeitos desse cansaço extra. Sua saúde agradece.

Organização

Essa recomendação vale a pena levar para o ano que vem, e para os próximos. Acumular atividades gera um estresse tremendo, e por isso é importante planejar o que pretende fazer no dia, como elaboração ou correção de provas, por exemplo. Quando estiver executando uma tarefa, procure concentrar-se nela, estabelecendo períodos de descanso de 5 a 10 minutos para cada meia hora, ou hora cheia, de trabalho.

Viva sua vida

Nada de virar noites e fins de semana em função das atividades da escola. Os níveis de esgotamento podem subir bastante se você deixar de cuidar de seus assuntos pessoais. O planejamento mencionado no tópico acima deve incluir o tempo destinado a família, aos amigos e a si mesmo. Não abra mão de ouvir suas músicas preferidas, de ver filmes, ler livros, ou fazer outras coisas que te façam bem.

Cuide da saúde

Aqui entram várias recomendações clássicas. Primeiramente, não comprometa seu sono, pois dormir bem e o suficiente são fundamentais para a manutenção da saúde. Procure se alimentar de forma equilibrada, e inclua em sua dieta alimentos como frutas e verduras. Beba líquidos, sobretudo água, e pratique exercícios físicos regularmente.

Desligue

Para trabalhar bem também é preciso esquecer do trabalho. Mesmo que, sempre que possível, você goste de ler, pesquisar e ficar por dentro dos assuntos de sua profissão, tente se desligar do contexto da educação por alguns momentos. Essa pausa ajuda a relaxar, e de quebra ainda colabora para deixar a mente inspirada e aberta para novas ideias.

Sponte /