Faça pesquisas para melhorar o ambiente escolar

Entenda como pesquisas podem ajudar a entender o ambiente escolar e melhorar o ensino conforme as respostas dadas pelos pais e alunos

Por Sponte em 11 de outubro de 2016.

Por mais que esteja tudo em perfeita ordem, sempre há algo a se melhorar no ambiente escolar. Muitas vezes os gestores estão engajados em alguma atividade que até esquecem de verificar o andamento da escola.

É importante saber o que os alunos, professores e demais profissionais pensam sobre o ambiente escolar. Afinal, o desempenho dessas pessoas em sua rotina diária são influenciados pelo ambiente.

Com uma simples pesquisa, ou seja, uma avaliação de todo o ambiente escolar, é possível saber a opinião de quem convive na sua instituição. Saber os pontos positivos, as falhas, e o que deve ser melhorado contribui para o progresso da escola.

Muitas vezes alguém pode não estar gostando de tal ação, tal atividade, e não se sente a vontade para falar sobre o assunto com os gestores. E é justamente com esta pesquisa, que será possível obter um feedback das pessoas.

A escola está sempre em busca do melhor para todos. Assim como todas as instituições, ela também tem suas metas, seus objetivos; e todas as suas ações são realizadas afim de que contribuam para um maior e melhor desenvolvimento tanto dos alunos, quanto dos profissionais que ali atuam.

Especialistas acreditam que um ambiente escolar adequado, ou seja, uma escola em que o alunos sintam prazer em estudar, pode influenciar na aprendizagem. O conhecimento dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades dependem de um ambiente que favoreça essa aprendizagem.

E quanto a pesquisa, ela pode ser feita pelo próprio gestor para avaliar o andamento da instituição. As perguntas podem ser relacionadas aos métodos ensinados, sobre os profissionais da escola, sobre o ambiente, sobre os materiais didáticos, entre outros assuntos que também podem ser abordados.

É interessante que a pesquisa não peça para os alunos e demais profissionais se identificarem, pois isso pode deixá-los constrangidos e fazer com eles não respondam com sinceridade algumas perguntas. Depois de apurados os dados da pesquisa, fica mais fácil identificar os acertos e os erros, para então começar a planejar as melhorias necessárias na instituição.

Outras dicas para melhorar a instituição:

Reforce a autoestima dos alunos – é sempre bom reforçar a autoestima não só dos alunos como também dos professores. Portanto, a escola pode promover bate-papo com pessoas já formadas que tenham passado pela escola, fazer palestras sobre temas atuais, entre outras atividades. Isso aumenta a autoestima e faz com que a rotina na escola seja prazerosa.

Faça com que os pais também participem da escola – a participação dos pais junto a escola é outro ponto importante para um bom desenvolvimento escolar dos filhos. Por isso, é interessante que a escola procure atrair os pais e faça com que eles estejam cada vez mais engajados na rotina educacional dos filhos, pois isso influencia diretamente na aprendizagem dos pequenos e também no ambiente escolar.

 

Sponte /