O que vai mudar na gestão escolar? Prepare-se para a educação pós-coronavírus

Descubra como preparar sua gestão escolar para a volta às aulas e a situação pós-coronavírus no setor administrativo e pedagógico!

Por Cristopher Morais em 13 de maio de 2020.

Todos os jornais e canais de todo o mundo estão falando sobre um mesmo assunto: a pandemia do coronavírus.

O biólogo Átila Iamarino, doutor em microbiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Yale, tem falado bastante sobre a COVID-19 em seu canal no Youtube, e destaca: 

“Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses”

Estas mudanças foram percebidas principalmente em relação ao aumento da utilização de tecnologias para evitar, ao máximo, atividades fora de casa. Por isso mesmo, houve um aumento no uso de aplicativos de banco, de delivery, das redes sociais e muitos outros mais.

Você sabe como isso reflete em uma escola? Imagina como a escola deverá estar preparada para enfrentar os desafios que surgirão quando as aulas voltarem? 

Tanto questões pedagógicas quanto administrativas terão mudanças. Cabe ao gestor manter a organização e planejar as novas ações de sua equipe perante a nova situação.

Se perguntando quais serão os desafios da COVID-19 em sua gestão escolar e como lidar com eles? Acompanhe: 

Renegociação de contratos, descontos e cancelamentos

Vai mudar a gestão escolar? A educação pós-coronavírus | Sponte

Provavelmente alguns de seus alunos já contataram sua escola cancelando contratos. Afinal de contas, a pandemia está gerando problemas financeiros para muitas pessoas. 

Já a inadimplência de outros alunos irá resultar na renegociação de contratos ou descontos nos valores anteriormente praticados. 

É importante que as renegociações ou descontos sejam decididos junto da equipe responsável pelo financeiro da instituição. Assim, as decisões estarão alinhadas com as necessidades financeiras da escola.

Vale destacar que toda a renegociação, desconto ou cancelamento de contrato deve ser feito com muita empatia em relação ao aluno, pais ou responsável, afinal de contas, o momento é delicado para todos. 

Procure considerar o custo do funcionamento em sua escola, considerando que todos estão trabalhando em Home Office. Isso significa que sua conta de luz será mais barata, assim como alguns insumos não precisarão ser comprados. Tendo isso em vista, será mais fácil renegociar seus contratos e oferecer descontos. 

Junção de turmas

Uma vez que alguns contratos serão cancelados, existirão turmas com pouquíssimos alunos. Isso significa que será necessário considerar a junção de turmas. 

Caso existam duas turmas da mesma série com poucos alunos, junte todos em uma só. Assim, apenas uma sala estará sendo utilizada, apresentando menor custo para seu financeiro.

Será necessário organizar os horários das aulas e dos professores. Lembre-se de unir os nomes dos alunos em uma só chamada.

Também é importante lembrar que, como antes estas turmas não tinham suas aulas em conjunto, o PPP deverá ser revisto, alinhando assuntos que já foram vistos e o que ainda deve ser estudado.

Melhore o relacionamento da escola com os alunos

Vai mudar a gestão escolar? A educação pós-coronavírus | Sponte

Uma experiência positiva é o que fará com que seus alunos continuem frequentando sua escola. Por isso mesmo, procure ter um relacionamento positivo com eles.

Primeiramente, garanta que os ambientes da escola sejam confortáveis e adequados para as atividades desenvolvidas pelos alunos. 

Treine sua equipe para que eles atendam bem seu aluno, sempre com empatia e atenção. Procure incentivar seus professores a dar aulas dinâmicas para que as lições sejam mais leves.

Também é importante que seu aluno tenha canais para conversar com sua escola. Contar com redes sociais para isso é importante. 

Ter um portal do aluno com chat interno é uma ótima opção. Assim, seu aluno poderá contatar a equipe da escola para resolver qualquer problema que venha a ter, de forma fácil e rápida. 

O sistema Sponte oferece esse portal para sua escola. Nele, o aluno, seus pais ou responsáveis podem acessar diversas informações, como frequência e até mesmo a situação do financeiro. 

Estratégias para aumentar as matrículas 

Para aumentar as matrículas é necessário captar mais alunos. Por isso invista em marketing. 

Uma vez que os investimentos não poderão ser muito altos, pois estamos no meio de uma crise, conte com marketing digital. Esteja presente nas redes sociais, responda comentários e mensagens e mantenha a frequência dos seus posts.

Mantenha em mente que, se seus alunos tiverem uma boa experiência com sua escola, eles irão falar a respeito disso com seus amigos e familiares. Assim, muitas pessoas poderão optar pela sua instituição apenas pela indicação de seus alunos fidelizados. 

Quer saber mais a respeito desse assunto? Então confira o post sobre captação de alunos: conheça as melhores técnicas

Redução de custos gerais da escola

Vai mudar a gestão escolar? A educação pós-coronavírus | Sponte

Uma coisa é fato: a crise gerada pela pandemia da COVID-19 fez a receita da sua escola diminuir. Por isso mesmo, é necessário diminuir também os custos gerais de funcionamento de sua escola.

Evite a demissão de profissionais. Procure, primeiramente, cortar custos como a impressão de papel, de lanches mais caros para alunos e professores, e institua uma campanha para diminuir o consumo de água e luz.  Isso dará grande diferença nas contas da escola. 

Tornar sua escola mais digital, pode te ajudar a cortar muitos custos. Procure por um sistema que permita o gerenciamento da escola facilmente, de forma integrada. O sistema Sponte possui uma série de ferramentas que podem ajudar sua escola na redução de custos

Tecnologia para lidar com os desafios da COVID-19

Existem muitas ferramentas digitais que podem ajudar sua escola a lidar com os desafios da pandemia do coronavírus. Uma delas é a cobrança recorrente.

Através da cobrança recorrente via cartão de crédito, sua escola irá evitar muitas situações de inadimplência, além de garantir que as entradas e saídas do seu caixa estejam melhor organizadas. 

Um sistema que permite que matrículas sejam feitas online, ou oferece um ambiente online para que alunos façam avaliações, também pode ajudar sua escola a ter melhores resultados e cortar custos. Isso tudo é possível no sistema Sponte!

Muitos gestores se perguntam como preparar sua escola para os próximos meses, e a verdade é que a melhor maneira de fazer isso é tornando sua escola mais digital. 

Quer saber mais sobre os desafios do coronavírus em relação à gestão escolar? Então confira nosso eBook e fique por dentro de todos os tópicos desse assunto:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.