Conheça sites gratuitos para complementar o aprendizado

Conheça alguns sites que podem ajudar na sua gestão escolar e agregar de varias formas no dia a dia e o melhor de tudo, são gratuitos

Por Sponte em 29 de outubro de 2015.

Além de oferecer o conhecimento técnico formal, instigar os alunos a estudar é uma tarefa importante de ser realizada por escolas e instituições de ensino, pois o aprendizado não deve terminar quando o estudante deixa a sala de aula.

Existem várias ferramentas tecnológicas, como aplicativos para dispositivos móveis, que auxiliam na prática dos estudos. Mas há também outros caminhos pelos quais se pode aprender, complementar os conteúdos adquiridos em sala de aula e, de quebra, se divertir.

É o caso de vários sites gratuitos criados – ou não – com o intuito de ensinar, e que acabam sendo verdadeiros passatempos educativos e inspiradores. Selecionamos alguns deles, de acordo com disciplinas, que podem ser recomendados para estudantes de várias áreas e várias idades.

Matemática

O físico e matemático, Eli Luberoff, criou uma plataforma interativa para transformar matemática em obras de arte. E a Desmos, onde o usuário insere uma equação que será transformada em imagens e gráficos. Em uma galeria é possível ver rostos, bicicletas e até personagens de desenhos animados, criados a partir de fórmulas matemáticas.

Geografia

O GeoGuessr é um jogo de exploração do mundo baseado em imagens do Google Street View. Nele, uma imagem aleatória aparece na tela, e o explorador precisa passear pelo ambiente em busca de pistas sobre a localização. O palpite é dado em um mapa mundi, e quanto mais perto do lugar, mais pontos o explorador ganha.

Línguas

O Duolingo é um dos mais populares sites para prática de idiomas. O usuário pode realizar exercícios desde os níveis básicos até os mais avançados. O número idiomas disponíveis ainda é reduzido (Inglês, espanhol, francês e italiano), mas sua dinâmica e interface o tornam uma das melhores plataformas do gênero.

Cursos

De artes a biologia, de negócios a engenharia. No Coursera  há vídeo aulas breves sobre os mais diversos assuntos, ministradas por professores de renomadas universidades de vários países.

Inovação

Vídeos de palestras ministradas por mentes que fizeram e fazem a diferença. Esse é o TED, uma grande plataforma de disseminação de ideias. Entre os que já passaram pelos palcos do TED estão Alan Eustace, que saltou de um balão a partir da estratosfera, e Robin Murphy, que desenvolve robôs de resgate para situações de tragédia. Inspirador.

 

Sponte /