Como o Sponte ajuda sua escola de idiomas e cursos profissionalizantes na retenção de alunos?

Costumeiramente o financeiro de uma escola depende do pagamento das mensalidades para que o fluxo de caixa siga positivo. 

Para que a aconteça o recebimento das mensalidades, a demanda  de alunos que estudem em sua instituição deve ser de um número satisfatório.

E para que o número de alunos seja o suficiente a fim de garantir sua saúde financeira, é preciso ter estratégias para captar e reter alunos.

Grande parte das escolas de idiomas e cursos profissionalizantes, desenvolvem ações para captar novos alunos, mas esquecem de se preocupar em reter estes estudantes. 

Uma gestão efetiva que compreenda a necessidade da fidelização de alunos, também precisa utilizar os recursos para conseguir ter uma boa taxa de retenção. 

Seu software de gestão educacional está te ajudando no aumento da retenção de alunos? Hoje vamos te mostrar como o sistema Sponte pode fazer isso por você, acompanhe: 

Retenção de alunos com o Sponte

Quando se trata da retenção de alunos, uma série de fatores podem influenciar.

Até porque geralmente não é apenas um motivo que faz com que aconteça a evasão dos alunos de sua escola de idiomas ou cursos profissionalizantes. 

Melhorar o controle de sua gestão e a experiência de seus alunos são práticas essenciais para promover a retenção de alunos

Através do sistema Sponte é possível analisar o rendimento dos alunos, contratos pendentes e ainda acompanhar o score de cada aluno.

O score é uma ferramenta do software que leva em conta os índices de frequência do aluno, o desempenho pedagógico no curso atual, valores em aberto, histórico de inadimplência, entre outros, para que a gestão escolar possa prever a possibilidade de evasão de um aluno.

O sistema ainda ajuda na organização, que é um fator que influencia muito na retenção de alunos.

Escolas desorganizadas, que sempre precisam marcar novamente a data de eventos e refazer documentos, costumam ter um alto índice de evasão. 

Nem alunos e muito menos seus responsáveis querem ter de lidar com questões burocráticas tantas vezes.

Mas, com uma solução de gestão, você pode organizar melhor a escola e reduzir essas dificuldades.

Outro fator decisivo é a comunicação. Quando alunos e responsáveis não possuêm um canal de comunicação, eles se sentem distantes da escola.

Fazer reclamações e sugestões, receber comunicados sobre eventos, conversar sobre as questões dos alunos, tudo isso faz diferença. 

O Sponte conta com canais de comunicação que vão ajudá-lo a ouvir a comunidade escolar.

Estimulando essa troca de ideias, você aproxima o aluno da escola e aumenta os índices de retenção.

Além disso, existem outras formas de aproximar os alunos por meio de uma boa solução de gestão.

É possível acompanhar as frequências pelo sistema, por exemplo, e conversar com aqueles que estão com muitas faltas. 

Descobrir, assim, as dificuldades de cada aluno, é uma forma de saber como a escola pode ajudar – e, consequentemente, aumentar a retenção.

O que é o Controle de Retenção e qual é a sua importância?

O Controle de Retenção é uma funcionalidade do Software de Gestão Educacional Sponte que identifica quais alunos podem se tornar casos de evasão escolar, utilizando diversos indicadores como base para estruturar seu score.

Essa escala envolve critérios para cálculo que incluem índices de frequência dos alunos dentro de períodos históricos e recentes e também o desempenho pedagógico no seu curso atual. 

A escala também auxilia na análise do percentual de bolsa concedido ao aluno, caso sua instituição ofereça esse tipo de oportunidade.

O sistema mostra o valor total em aberto no mês e a incidência de inadimplência histórica.

Essa funcionalidade tem uma grande importância para a escola, já que permite certa flexibilidade para controlar esses indicadores, podendo atribuir maior ou menor peso para cada critério. 

Os critérios estão relacionados com as principais informações dos alunos, como notas de avaliações, mensalidades pagas ou atrasadas, entre outros.

Além disso, é possível conferir com facilidade o score do aluno e saber quais estão mais propícios à evasão para que medidas sejam tomadas a fim de evitar que esse aluno saia da escola. 

Entre essas ações preventivas podemos citar duas principais: 

  • Entrar em contato com o estudante para saber o que está acontecendo;
  • Conversar com pais ou responsáveis sobre a questão ou negociar desconto na mensalidade.

As vantagens de utilizar o Controle de Retenção em sua escola

O Controle de Retenção do Sponte apresenta algumas importantes vantagens para o gestor de uma escola de idiomas ou curso profissionalizante.

Por isso mesmo, acaba sendo uma ferramenta essencial para evitar a perda de alunos já matriculados. 

O principal benefício é o de ter uma maior visibilidade e controle de quais alunos indicam sinais de estarem propícios à 

evasão, como excesso de faltas e inadimplência.

Com esse recurso, a sua escola tem a flexibilidade necessária para administrar os indicadores e o que considera como “bom” e “inadequado” em relação aos critérios utilizados nos cálculos. 

Além do mais, é uma funcionalidade que permite que as áreas da escola se comuniquem dentro de um mesmo sistema. 

O Controle de Retenção do Sponte possibilita que o setor pedagógico acrescente as informações pertinentes de sua área, enquanto o setor financeiro faz o mesmo.

Isso permite que o gestor verifique todas essas informações consolidadas e, com o cruzamento de dados realizado, crie estratégias para reter seus alunos. 

Conheça outras ferramentas do Sponte que pode te ajudar na retenção de aluno 

O sistema educacional Sponte, apresenta uma série de funcionalidades para garantir que sua gestão escolar seja um verdadeiro sucesso.

Sua escola de idiomas ou curso profissionalizante tem uma gestão ampliada com a praticidade dos aplicativos Sponte. 

Confira alguns benefícios do APP Sponte Agenda:

  • Visualização completa do calendário de aulas;
  • Acompanhamento da frequência e avaliações;
  • Registro das entradas e saídas do aluno;
  • Controle financeiro de parcelas quitadas e em aberto;
  • Troca de mensagens entre escola, alunos e responsáveis;
  • Envio de comunicados aos alunos e responsáveis.

Comece agora mesmo a contar com todas as funcionalidades do sistema Sponte, e garanta um aumento na sua taxa de retenção de alunos.

Precisando de uma ajudinha para desenvolver estratégias para captar e reter alunos em sua instituição? Confira nosso Guia para Captação e Retenção de alunos:

Sponte /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *