Cobrança Recorrente via Cartão de Crédito: conheça os benefícios dessa solução

A cobrança recorrente traz diversos benefícios para o setor financeiros de escolas. Saiba mais sobre isso e como o Sponte pode facilitar este processo:

Por Suellen Bosse em 17 de março de 2020.

Você já ouviu falar em cobrança recorrente? Possivelmente você já utiliza ou utilizou algum serviço com essa forma de cobrança.

Cada vez mais empresas adotam essa modalidade, como é o caso dos serviços de streaming e clubes de assinatura. 

Existem também outras empresas adotando esse método de cobrança.

A maioria das empresas de telefonia utiliza a cobrança recorrente através do cartão de crédito para aqueles que contratam os serviços mensalmente. 

Como você percebeu, esse é um modelo de cobrança que pode ser extremamente efetivo para situações em que o pagamento do serviço deve acontecer todo o mês. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a área da educação também vem revolucionando seu modelo de cobrança, visando diminuir inadimplência e aumentar a taxa de retenção.

A cobrança recorrente acaba se tornando uma facilidade para a instituição, e também para os pais ou alunos que arcam com a mensalidade todo o mês. 

Pensando em implantar a cobrança recorrente em sua escola? Continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto, garantindo que esta seja uma boa escolha para o setor financeiro da sua instituição: 

Mas como funciona a Cobrança Recorrente? 

Na prática, o crédito recorrente funciona de forma automática. 

Na data de vencimento da parcela, o sistema fará a cobrança do respectivo valor no cartão de crédito. 

Vale deixar claro que não se trata do parcelamento do serviço.

Esse é um tipo de cobrança referente ao pagamento de mensalidades.

O contrato entre  ambas as partes deve acordar uma data para esta cobrança, deixando claro que ela acontecerá a cada trinta dias.

Como a Cobrança Recorrente funciona em escolas?

Quando as pessoas estão a procura de uma instituição de ensino, elas levam em conta uma série de situações.

Se os professores possuem boa formação, se foi indicado por alguém e até mesmo a reputação da escola. 

Em um mercado que possui certa concorrência, sua instituição deve oferecer ainda mais soluções para facilitar a situação do seu cliente e captá-lo.

Uma vez que a cobrança recorrente torna o pagamento da mensalidade mais fácil, ela se torna uma ferramenta para captar e até reter alunos. 

A cobrança recorrente é uma solução que permite que pais ou alunos realizem o pagamento de suas mensalidades via cartão de crédito.

Ao invés de considerar o valor anual ou semestral do curso, essa modalidade de cobrança efetua uma transação mês a mês.

Assim, seus alunos não precisam comprometer todo o limite do cartão de crédito, nem lembrar de pagar um boleto antes do vencimento. 

Para disponibilizar esse benefício aos clientes, o Sponte estabeleceu uma parceria com a Vindi, empresa referência no segmento de recorrência. 

A Vindi possui todas as certificações exigidas pelas maiores operadoras do mercado.

No Sponte as parcelas ficarão como recebidas, aguardando o repasse do valor para a conta da escola.

Em situações em que o aluno não possui limite ocorrerão novas tentativas de cobrança nos dias subsequentes e a escola poderá monitorar esses casos facilmente através do sistema. 

Ainda, se o cartão de crédito informado no ato da matrícula estiver vencido ou inválido, o sistema enviará automaticamente um link para que o pai ou o aluno faça a atualização dos dados de pagamento.

São inúmeras as vantagens da cobrança recorrente e elas não se limitam aos alunos.

Com essa modalidade de pagamento, as escolas podem alavancar suas vendas, uma vez que sua equipe terá fortes argumentos na hora de oferecer o serviço.

Conheça outros benefícios

A cobrança recorrente é uma ótima opção para as mensalidades da sua instituição. Confira outros benefícios:

  • Redução da inadimplência, pois o débito no cartão é feito automaticamente na data do vencimento, sem esquecimentos;
  • Mais praticidade. Não é necessário processo de homologação de cobrança bancária, evitando gastos com emissão de boletos e reduzindo o uso de papel;
  • A solução não requer máquina de cartões;
  • O aluno acumula milhas e ganha bônus em premiações de cartão;
  • Segurança total nas transações, pois são realizadas em ambiente seguro (https).
  • Forte argumento de vendas. Sua equipe com mais argumentos para não perder alunos por falta de limite no cartão.

A cobrança recorrente como estratégia para evitar a inadimplência

Muitos casos de inadimplência em escolas acontecem devido ao fato de que os pais,  responsáveis e alunos, esquecem de pagar o boleto antes da data de vencimento.

É necessário receber os pagamentos para que as contas da escola sejam pagas. E quando isso não acontece, problemas financeiros vêm à tona.

Encontrar maneiras de evitar a inadimplência é essencial em todo o tipo de negócio. E não é diferente em instituições de ensino. 

Uma vez que a inadimplência ocorre por diversas razões, automatizar a cobrança é uma ótima solução para o esquecimento dos pais ou alunos em relação às mensalidades.

Portanto, a cobrança recorrente se torna uma ótima opção para sua escola.

Como posso contratar?

Se você ainda não implantou essa modalidade de pagamento em sua escola entre em contato com a VINDI através do telefone (11) 5904-7380 ou pelo e-mail parcerias@vindi.com.br e faça a sua contratação.

Qualquer dúvida contate o time de Suporte Sponte através dos nossos canais de atendimento, chat online, e-mail suporte@sponte.com.br ou pelo telefone (46) 3309-2370, e saiba como se beneficiar com essa e todas as demais soluções desenvolvidas especialmente para auxiliar na gestão escolar.

Conte sempre com o Sponte, o seu Software de Gestão Educacional, para encontrar soluções que tornem sua gestão mais fácil e com melhora nos resultados.

Vantagens do Sistema Sponte para produtividade na gestão escolar

Suellen Bosse / Gerente de Marketing

Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.