Você já ouviu falar em cobrança recorrente? Possivelmente você já utiliza ou utilizou algum serviço com essa forma de cobrança.
Cada vez mais empresas adotam essa modalidade, como é o caso dos serviços de streaming e clubes de assinatura.
Existem também outras empresas adotando esse método de cobrança.
A maioria das empresas de telefonia utiliza a cobrança recorrente através do cartão de crédito para aqueles que contratam os serviços mensalmente.
Como você percebeu, esse é um modelo de cobrança que pode ser extremamente efetivo para situações em que o pagamento do serviço deve acontecer todo o mês.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a área da educação também vem revolucionando seu modelo de cobrança, visando diminuir inadimplência e aumentar a taxa de retenção.
A cobrança recorrente acaba se tornando uma facilidade para a instituição, e também para os pais ou alunos que arcam com a mensalidade todo o mês.
Pensando em implantar a cobrança recorrente em sua escola? Continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto, garantindo que esta seja uma boa escolha para o setor financeiro da sua instituição:
Mas como funciona a Cobrança Recorrente?
Na prática, o crédito recorrente funciona de forma automática.
Na data de vencimento da parcela, o sistema fará a cobrança do respectivo valor no cartão de crédito.
Vale deixar claro que não se trata do parcelamento do serviço.
Esse é um tipo de cobrança referente ao pagamento de mensalidades.
O contrato entre ambas as partes deve acordar uma data para esta cobrança, deixando claro que ela acontecerá a cada trinta dias.
Como a Cobrança Recorrente funciona em escolas?
Quando as pessoas estão a procura de uma instituição de ensino, elas levam em conta uma série de situações.
Se os professores possuem boa formação, se foi indicado por alguém e até mesmo a reputação da escola.
Em um mercado que possui certa concorrência, sua instituição deve oferecer ainda mais soluções para facilitar a situação do seu cliente e captá-lo.
Uma vez que a cobrança recorrente torna o pagamento da mensalidade mais fácil, ela se torna uma ferramenta para captar e até reter alunos.
A cobrança recorrente é uma solução que permite que pais ou alunos realizem o pagamento de suas mensalidades via cartão de crédito.
Ao invés de considerar o valor anual ou semestral do curso, essa modalidade de cobrança efetua uma transação mês a mês.
Assim, seus alunos não precisam comprometer todo o limite do cartão de crédito, nem lembrar de pagar um boleto antes do vencimento.
Para disponibilizar esse benefício aos clientes, o Sponte estabeleceu uma parceria com a Vindi, empresa referência no segmento de recorrência.
A Vindi possui todas as certificações exigidas pelas maiores operadoras do mercado.
No Sponte as parcelas ficarão como recebidas, aguardando o repasse do valor para a conta da escola.
Em situações em que o aluno não possui limite ocorrerão novas tentativas de cobrança nos dias subsequentes e a escola poderá monitorar esses casos facilmente através do sistema.
Ainda, se o cartão de crédito informado no ato da matrícula estiver vencido ou inválido, o sistema enviará automaticamente um link para que o pai ou o aluno faça a atualização dos dados de pagamento.
São inúmeras as vantagens da cobrança recorrente e elas não se limitam aos alunos.
Com essa modalidade de pagamento, as escolas podem alavancar suas vendas, uma vez que sua equipe terá fortes argumentos na hora de oferecer o serviço.
Conheça outros benefícios
A cobrança recorrente é uma ótima opção para as mensalidades da sua instituição. Confira outros benefícios:
- Redução da inadimplência, pois o débito no cartão é feito automaticamente na data do vencimento, sem esquecimentos;
- Mais praticidade. Não é necessário processo de homologação de cobrança bancária, evitando gastos com emissão de boletos e reduzindo o uso de papel;
- A solução não requer máquina de cartões;
- O aluno acumula milhas e ganha bônus em premiações de cartão;
- Segurança total nas transações, pois são realizadas em ambiente seguro (https).
- Forte argumento de vendas. Sua equipe com mais argumentos para não perder alunos por falta de limite no cartão.
A cobrança recorrente como estratégia para evitar a inadimplência
Muitos casos de inadimplência em escolas acontecem devido ao fato de que os pais, responsáveis e alunos, esquecem de pagar o boleto antes da data de vencimento.
É necessário receber os pagamentos para que as contas da escola sejam pagas. E quando isso não acontece, problemas financeiros vêm à tona.
Encontrar maneiras de evitar a inadimplência é essencial em todo o tipo de negócio. E não é diferente em instituições de ensino.
Uma vez que a inadimplência ocorre por diversas razões, automatizar a cobrança é uma ótima solução para o esquecimento dos pais ou alunos em relação às mensalidades.
Portanto, a cobrança recorrente se torna uma ótima opção para sua escola.
Como posso contratar?
Se você ainda não implantou essa modalidade de pagamento em sua escola entre em contato com a VINDI através do telefone (11) 5904-7380 ou pelo e-mail parcerias@vindi.com.br e faça a sua contratação.
Qualquer dúvida contate o time de Suporte Sponte através dos nossos canais de atendimento, chat online, e-mail suporte@sponte.com.br ou pelo telefone (46) 3309-2370, e saiba como se beneficiar com essa e todas as demais soluções desenvolvidas especialmente para auxiliar na gestão escolar.
Conte sempre com o Sponte, o seu Software de Gestão Educacional, para encontrar soluções que tornem sua gestão mais fácil e com melhora nos resultados.