A gestão escolar de sucesso depende da tomada de decisões baseada em dados, que acompanhe os indicadores de desempenho e faça uma análise de dados educacionais.
A gestão de indicadores avançados para escolas é um dos maiores diferenciais das instituições de ensino de sucesso. Afinal, a análise de dados educacionais oferece mais eficiência escolar, organização e bons resultados para sua gestão.
O desafio, no entanto, é saber como acompanhar essas informações para ter uma tomada de decisões baseada em dados.
Planilhas digitais e até registros físicos ainda são a realidade em muitas escolas, mas isso gera muito trabalho e pouca eficiência.
Então, neste artigo vamos discutir a importância dos dados, a diferença dos indicadores avançados e boas formas de acompanhar as informações. Confira:
O principal impacto da análise de dados educacionais ocorre na gestão administrativa escolar. Por meio dessas informações, é possível medir de forma mais clara o desempenho de cada setor de sua escola, identificando gargalos, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo perdido na gestão.
Mas essa não é a única área afetada. Uma boa gestão de indicadores avançados para escolas vai impactar positivamente seu financeiro e ajudar até na previsão de matrículas.
A coleta e análise de dados educacionais ajuda, inclusive, na retenção de alunos, medindo não apenas o sucesso acadêmico, mas também a dedicação, o interesse e o engajamento dos alunos no ambiente educacional.
O mesmo vale para o oferecimento de uma aprendizagem personalizada. Os indicadores de desempenho permitem ver o que está funcionando em sua gestão acadêmica e mostram o caminho para melhorá-la.
Enfim, podemos dizer que a coleta e análise de dados em tempo real ajuda a:
🔎 Leia mais: A importância da coleta e análise de dados educacionais.
De fato, a gestão de indicadores avançados para escolas é um dos pontos centrais de uma instituição de ensino do futuro.
Já falamos aqui no blog da Sponte sobre os principais KPIs escolares, que medem desde a qualidade de ensino até o engajamento dos alunos e a eficiência escolar. Você pode conferir neste link: KPIs educacionais: quais são os principais indicadores para a gestão escolar?
Mas agora vamos diferenciar os principais indicadores de desempenho entre tradicionais e avançados, para ajudar em sua gestão. Confira nossas listas:
Aqui no Sponte, consideramos que os indicadores de desempenho tradicionais são os que as escolas, no geral, já conhecem, e que fazem parte do dia a dia educacional.
Entre eles estão:
Todas essas informações, entre outras, fazem parte da gestão escolar há muito tempo e são indispensáveis. Toda escola de educação básica precisa acompanhá-las.
O mesmo vale para escolas de idiomas, cursos livres, ensino superior e outros segmentos da educação, mas com a devida adaptação para suas especificidades.
Agora, para falar sobre indicadores de desempenho avançados, consideramos aqueles menos comuns, mas que têm muito a oferecer para melhorar os resultados das escolas.
Na área da captação de matrículas, por exemplo, podemos ter como indicador tradicional a quantidade de contratos vigentes a cada ano. Mas na gestão de indicadores avançados, devemos avaliar também questões como:
Já na gestão financeira, podemos considerar como indicadores avançados dados como:
Na área pedagógica também é possível ir mais longe, com indicadores como:
Já na área administrativa e na secretaria, medem-se principalmente elementos vinculados ao tempo, como:
Esses são alguns dos principais indicadores avançados, mas cada escola tem uma realidade diferente e deve adaptar esse acompanhamento às suas próprias dificuldades e demandas.
Além disso, para tratar especificamente da avaliação da equipe escolar, confira o texto: Como fazer a avaliação de desempenho escolar de funcionários?
Como você pode ver, nem todos os indicadores que discutimos até agora são quantitativos. A aceitação dos alunos às metodologias, por exemplo, pode envolver tanto uma medição quantitativa — as notas — quanto uma avaliação qualitativa, por meio de comentários dos próprios estudantes.
Os dados quantitativos têm a vantagem de serem mais simples para a análise. É possível criar gráficos e comparar números com muito mais facilidade.
No entanto, os números não são capazes de explicar todas as nuances do desempenho da escola. Por isso, ter algumas avaliações qualitativas é fundamental para ir além das análises superficiais.
Isso pode dar um pouco mais de trabalho, mas abrirá os olhos da escola para muitos detalhes difíceis de perceber de outra forma.
Muitas escolas ainda usam planilhas para registrar cada elemento educacional, o que envolve muito trabalho manual e está suscetível ao erro humano e a dificuldades de organização. Sem falar que é difícil acompanhar a evolução dos números nesse método de registro.
Tudo isso fica ainda pior se a escola depender de registros físicos, feitos a mão — o que ainda é realidade em alguns lugares.
Por isso, para uma boa gestão de indicadores avançados para escolas, é preciso contar com a tecnologia na educação.
Mas não é preciso se assustar: há dois caminhos para isso, e sua escola pode optar pelo que fizer mais sentido para sua realidade.
Uma das formas de trabalhar a gestão de indicadores avançados para escolas é por meio da inteligência artificial. Atualmente, há ferramentas capazes de computar um volume imenso de informações e entregar análises prontas.
Essa prática, conhecida como big data na educação, pode oferecer insights para a escola. Ela permite criar uma aprendizagem mais personalizada, identificar tendências e padrões e até prever o sucesso dos alunos em determinadas atividades, a partir de seu histórico.
No entanto, a tecnologia ainda é pouco acessível e seus resultados podem ser questionáveis de acordo com os dados oferecidos e as formas de análise.
🔎 Leia mais: Como será o futuro da educação com a inteligência artificial nas escolas?
Outra prática que envolve a tecnologia na educação, mas é muito mais acessível, é o uso de um software educacional.
Uma plataforma de gestão escolar, como o Sponte, oferece ferramentas fáceis de usar para a coleta, análise e interpretação de dados — seja dos indicadores tradicionais, seja dos indicadores avançados.
O Sponte tem dashboards personalizados e relatórios automáticos, em tempo real, que contribuem para que sua tomada de decisão seja mais assertiva, além de ajudarem sua equipe a melhorar os processos continuamente.
Ele permite a visualização de dados por meio de filtros personalizáveis com poucos cliques. Os gráficos gerados podem ser visualizados no sistema, enviados como imagens ou mesmo impressos. Tudo para facilitar sua utilização, a comparação de informações e a aplicação de melhorias na escola.
É possível ainda criar painéis de indicadores para que o gestor tenha uma visão completa e atualizada da saúde educacional e administrativa da escola.
Quer saber mais? Então confira nosso site: