Aprendizado potencializado: Dicas para ensinar inglês às crianças

Confira algumas dicas para ensinar inglês para as crianças de forma fácil e simplificada e métodos para utilizar em sua instituição de ensino.

Por Sponte em 15 de março de 2016.

As crianças têm mais facilidade para aprender um novo idioma mas isso não torna a missão do professor de ensinar mais fácil. É necessário dedicação, sensibilidade e muita criatividade.

Um estudo elaborado pelos cientistas da Kings College e da Brown University, divulgado no “Journal of Neuroscience” explica que crianças com idade inferior a quatro anos têm mais facilidade para aprender outro idioma porque estão na fase em que as ligações entre os neurônios se desenvolvem para processar novas palavras.

Por outro lado, as crianças tem o tempo de concentração reduzido, então alguns cuidados devem ser observados ao lecionar para os pequenos. Conheça algumas dicas que facilitam e potencializam o aprendizado. 

Aulas devem ser simples e dinâmicas

Procure desenvolver atividades simples o suficiente para que as crianças entendam o que é esperado delas. Todo o conteúdo aplicado deve ser adequado às habilidades dos alunos, porém sempre o estimulando a aprender um pouco mais.

Use a criatividade para desenvolver atividades prazerosas e dinâmicas. Não se esqueça de conduzir oralmente todo o exercício. A repetição de palavras e expressões irá favorecer o aprendizado.

Tenha atenção redobrada às atividades escritas. As crianças quando pequenas tem maior dificuldade ao desenvolver tarefas do tipo, portanto a presença constante do professor é essencial para o entendimento do conteúdo proposto.

Esgote todos os seus recursos e seja sempre dinâmico. Explore atividades que envolvem jogos, músicas, danças, materiais para colorir, colar, com histórias e pequenos teatrinhos que contextualizam o ensino.

Como potencializar o aprendizado de vocabulário?

Profissionais especialistas no tema ensinam duas técnicas que otimizam o aprendizado de vocabulário.

O primeiro passo é expor o aluno a diversos contextos em que palavras e frases podem ser empregadas. Esse recurso permite maior clareza com relação à colocação em frases, variações de significados, ou ainda o grau de formalidade em que são empregados.

Outra maneira de reforçar o aprendizado é utilizar expressões populares e cotidianas da língua. Elas geram familiaridade e possibilitam assimilar o emprego das palavras em situações diversas.

É possível aprender brincando?

Computadores, tablets e celulares podem se tornar grandes aliados. Incentive o uso de ferramentas educativas, elas podem ensinar os pequenos enquanto brincam.

Me divirto em inglês: é um app simples, com interface bonita e atrativa. Ele utiliza histórias clássicas para ensinar as crianças às primeiras noções de inglês.

Smart Speller English: este aplicativo, disponível para Android, funciona com a apresentação de desenhos. É proposta é ensinar a reconhecer letras (pronúncias) e formar palavras, como em um quebra-cabeça.

Pili Pop: voltado às crianças de 6-10 anos. O app é divertido e tem o objetivo de melhorar o inglês falado através do reconhecimento de voz, melhorando o vocabulário e gramática, através de 24 jogos diferentes e de um ambiente multicultural super envolvente.

Funland: essa ferramenta educativa cria exercícios em inglês e à medida que são completados, as crianças ganham prêmios. Esse app está disponível para Android e IOS.

Dic-Dic app: com este aplicativo as crianças terão que ir escrevendo as locuções que ouvirem (ditadas por crianças nativas), podendo acessar diferentes minijogos conforme forem acertando o ditado.

Agora que você conhece alguns recursos para otimizar o aprendizado da garotada, vamos colocar em prática?

Sponte /