6 motivos para oferecer bolsa de estudo em sua escola

Conheça algumas informações e dicas de como funciona e quais as vantagens de implantar bolsas de estudo em sua instituição de ensino

Por Sponte em 30 de julho de 2019.

Alguns gestores acreditam que oferecer bolsa de estudo em sua escola pode causar prejuízo, já que não irão receber a mensalidade integral. No entanto, essa é uma boa prática que deve ser implementada na instituição de ensino por ser uma estratégia que oferece benefícios tanto para a escola quanto para seus estudantes e familiares.

Neste artigo, você, gestor, vai conhecer os principais motivos para oferecer bolsa de estudo em sua escola, sendo algo capaz de garantir mais sucesso para a sua instituição de ensino. Saiba mais!

Confira 6 motivos para oferecer bolsa de estudo em sua escola

Essa prática apresenta importantes vantagens para a escola, como ser uma excelente maneira de captar novos alunos, reduzir a inadimplência, fidelizar os estudantes e seus familiares, entre outros. Continue acompanhando para saber mais sobre cada um desses motivos para oferecer bolsa de estudo em sua escola.

1 – Aprimora a captação de alunos

Oferecer bolsa de estudo em sua escola é uma maneira de aprimorar a captação de alunos, já que disponibilizar descontos na mensalidade representa um diferencial em relação às demais instituições de ensino, podendo ser um fator que os pais e responsáveis vão considerar no momento de realizar a matrícula do estudante. Assim, essa é uma excelente prática que deve ser inserida nas estratégias de captação de alunos.

2 – Reduz a inadimplência

Um dos principais problemas que diversos gestores enfrentam é a inadimplência, sendo algo diretamente relacionado com prejuízos financeiros. Por isso, quando a escola oferece bolsa de estudo para seus alunos, é possível observar uma diminuição nos casos de inadimplência, já que a mensalidade com desconto é uma maneira de garantir mais facilidade para que os pais e responsáveis consigam realizar o pagamento.

3 – Aumenta a fidelização de estudantes

O valor da mensalidade é um importante fator que tem influência nos casos de perdas de alunos, já que o aumento pode ultrapassar o orçamento mensal da família. Dessa maneira, com uma bolsa de estudo, os pais e responsáveis conseguem manter o estudante na escola, promovendo a sua fidelização.

4 – Melhora a divulgação da escola

Uma escola pode promover a sua divulgação de diferentes maneiras. Assim, além de divulgar o diferencial da sua escola, a infraestrutura, o corpo docente, faça também a divulgação das bolsas de estudo. Essa é uma importante maneira de mostrar para o público que a sua escola oferece descontos na mensalidade.

Além disso, alunos bolsistas podem divulgar a escola espontaneamente ao comentarem sobre esse fator com outros estudantes e atraí-los para realizar matrículas em sua escola.

5 – É considerado como um diferencial em relação à concorrência

Apesar de ser uma estratégia que beneficia a escola, nem todas as instituições de ensino utilizam essa prática. Com isso, oferecer bolsa de estudo em sua escola é considerado como um diferencial em relação à concorrência. Quando os estudantes, pais e responsáveis estiverem escolhendo uma escola, vão considerar o fator financeiro. Mensalidade com desconto é um diferencial e algo capaz de atrair novos alunos.

6 – Possibilita que estudantes de diferentes realidades estejam na mesma escola

Um motivo essencial de oferecer bolsa de estudo em sua escola envolve o fato de possibilitar que o ambiente escolar apresente mais diversidade. Ou seja, estudantes de diferentes rendas e classes sociais encontrarão na sua escola a oportunidade de terem acesso à uma educação de qualidade e que esteja de acordo com seu orçamento, possibilitando que a escola tenha estudantes de diferentes realidades socioeconômicas em conjunto.

Você já oferece bolsa de estudo em sua escola? Como essa prática é feita? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários abaixo! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional

Sponte /