3 maneiras de implementar inovações em sua escola sem gastar muito

Conheça algumas inovações que podem ser implementadas de forma fácil em sua instituição de ensino sem gastar muito e de forma rápida

Por Sponte em 25 de abril de 2018.

Sabemos que a metodologia de ensino em que o professor é detentor do conhecimento e o aluno um ouvinte, que aprende de forma passiva, está passando por um processo de transformação. As gerações mudaram e suas necessidades também, e o ensino tem se atentado cada vez mais em desenvolver jovens sadios e preparados para a vida –  e cada vez menos em transformar as pessoas em bons solucionadores de testes.

Nesse panorama, é papel da escola transformar seu espaço para receber esses estudantes e promover um aprendizado autônomo e prático. Pensando nisso, nós listamos três inovações que você pode implementar em sua instituição de ensino, e o melhor: sem gastar muito. Confira!

1. Adeque sua estrutura física

Um espaço físico adequado é o primeiro passo para que a escola fomente uma atitude positiva e o entusiasmo dos estudantes em aprender. Para isso, você pode adotar medidas simples, mas que trarão ótimos resultados.

Em sala de aula, é possível mudar a disposição das carteiras, de modo que os estudantes consigam enxergar uns aos outros. Assim, em atividades interativas, os alunos se sentem mais confortáveis para se comunicarem.

Já em relação aos espaços comuns, disponibilize laboratórios de ciências e informática, para que o estudante tenha a possibilidade de descobrir e aprender além da sala de aula e das explicações do professor. Nos horários de lazer, possibilite a interação dos alunos – tenha um espaço amplo e, no refeitório, utilize mesas compridas para que vários estudantes possam lanchar juntos.

Pessoas são seres sociais e a interação faz parte de seu processo de desenvolvimento, por isso é tão importante promover a socialização no ambiente escolar. Além disso, através da interação, os estudantes trocam experiências, formulam pontos de vistas, aprendem a lidar com as diferenças, entre muitos outros benefícios. Tudo isso torna o ambiente escolar um lugar saudável, de desenvolvimento crítico e de respeito.

2. Incentive seus docentes a mudar a dinâmica das aulas

Como dissemos anteriormente, para promover um aprendizado que valoriza a capacidade analítica e crítica do indivíduo, apenas aulas expositivas não bastam. É preciso uma mudança na postura em sala de aula para que o método de ensino-aprendizagem autônomo dê certo.

Assim, os gestores devem incentivar seu corpo docente a mudar as práticas pedagógicas. Hoje, existem diversas metodologias que valorizam a autonomia e contribuem com um aprendizado mais consolidado – como a sala de aula invertida, o ensino híbrido e as técnicas de gamification. Utilizá-las no dia a dia em sala, aliadas ao uso de técnicas tradicionais de ensino, é uma ótima maneira de promover um ensino de qualidade, baseado nas necessidades dos atuais estudantes.

Nesse sentido, são bons exemplos de atividades: trabalhos em grupo, exercícios que estimulam a investigação e resolução de problemas reais, autoavaliação, entre outras.

Conheça um pouco mais sobre metodologias de aprendizagem nos nossos artigos sobre ensino híbrido e gamification.

3. Promova passeios e eventos que valorizem o aprendizado empírico

Por fim, com um espaço adequado e práticas pedagógicas flexíveis e adaptáveis, é preciso ir além dos muros da escola para completar o processo de aprendizagem dos estudantes.

É muito importante que a instituição possibilite que o aluno coloque em prática os conhecimentos teóricos que adquiriu. Isso é possível através de visitas à museus e feiras de ciências, bem como através da realização de campanhas de arrecadação e do envolvimento dos estudantes em projetos sociais – que permitem o desenvolvimento da solidariedade e da empatia, por exemplo.

Com a possibilidade de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, os estudantes se sentem muito mais instigados a aprender e a continuar se desenvolvendo, participando ativamente do seu processo de aprendizagem.

O mundo em que vivemos se transforma em uma velocidade muito superior à do sistema educacional tradicional. Por isso, adaptar o espaço escolar e implementar inovações que acompanhem essas necessidades é fundamental. Esperamos que nossa lista te ajude nesse processo!

Gostou das nossas dicas? Utiliza outras técnicas em sua instituição e têm dado certo? Deixe seu comentário!

 

Sponte /